Você está aqui

Capacitação

Roadshow da Embrapii apresenta os Centros de Competência em Hardware

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) reuniu representantes do setor produtivo para conhecer o novo modelo de apoio a pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico nacional, os Centros de Competência, e suas respectivas áreas de atuação. Também foram fornecidos esclarecimentos sobre as vantagens da associação tecnológica para empresas interessadas na criação de projetos de inovação voltados ao futuro da indústria.

Senai-RS oferece bolsas gratuitas para cursos técnicos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está com inscrições abertas, até 21 de fevereiro, para bolsas de estudos nos cursos técnicos em várias regiões do Estado. São vagas em 21 cidades, em áreas como Automação Industrial, Mecânica, Química, ​Vestuário, entre outros. As vagas gratuitas são destinadas a alunos ou ex-alunos de escolas públicas que concorrem pela nota do Enem. Há disponibilidade em todos os cursos técnicos nas modalidades presencial e semipresencial.

Senai-RS oferece 4,5 mil vagas gratuitas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) lançou esta semana um novo edital do Programa de Qualificação para a Indústria Gaúcha com 4,5 mil vagas gratuitas para público em geral. São 40 cursos com mais de 160h que serão disponibilizados em 35 unidades do Senai no Estado, em 29 cidades, conforme a demanda das indústrias de cada região. A falta de trabalhador qualificado é um problema recorrente apontado pelas indústrias conforme pesquisas da UEE (Unidade de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS).

Senai-RS ministra curso para servidores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está ministrando o curso de Orçamento Paramétrico em BIM, em parceria com o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para servidores do Estado.  A metodologia BIM é um conjunto de tecnologias e processos que permite a utilização de modelos digitais de uma construção de modo colaborativo, cuja finalidade é melhorar a qualidade de obras e serviços de engenharia e arquitetura. 

Inscrições abertas para cursos técnicos do Senai-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está com inscrições abertas para cursos técnicos em todo o Estado. São 2,16 mil vagas, 837 presenciais e 1.285 semi, em 22 cidades, em áreas como Automação Industrial, Mecatrônica, Telecomunicações, ​Vestuário, entre outros.  Os cursos técnicos do Senai-RS têm a preferência de 91% das indústrias na hora de contratar, conforme o Sistema de Acompanhamento de Egressos da instituição (2021-2023). Além disso, 84% dos ex-alunos estão empregados e 80% fariam um segundo curso no Senai.

Programa EAC tem últimas ações desta edição

O Programa EAC FIERGS – Educação e Aprendizagem Continuada, realizado de forma piloto em 2023, teve seu encerramento na noite de quinta-feira. O EAC foi criado para ser uma solução de educação executiva do Sistema FIERGS, propondo um modelo continuado de aprendizado em rede, com compartilhamento de conteúdo e conhecimentos entre lideranças convidadas, especialistas, empresários e sucessores de empresas industriais.

Senai-RS e Braskem oferecem curso para mulheres

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), em parceria com a Braskem, oferece bolsa de 50% para mulheres que quiserem fazer o Curso de Operação de Processos Petroquímicos.  São disponibilizadas 40 vagas e as inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até a próxima sexta-feira (13).  O curso, de 580h, terá aulas no turno da noite, no Centro de Formação Profisssionais Senai Nilo Bettanin, em Esteio, a partir de novembro. 

Senai-RS confecciona o bolo de aniversários do Mercado Público de Porto Alegre

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) participa esta semana das comemorações dos 154 anos do Mercado Público de Porto Alegre. A Unidade Móvel Senai de Gastronomia, Panificação e Confeitaria, instalada no Largo Glênio Peres de segunda a sexta-feira, confeccionou o bolo de aniversário, que foi servido ao público nesta terça-feira, com direito a cerimônia com o prefeito Sebastião Mello e do diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, além de empresários e secretários municipais. O bolo, com 54 kg, teve suas 1.200 fatias distribuídas ao público.

Senai-RS participa do aniversário do Mercado Público de Porto Alegre

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) participa na próxima semana das comemorações dos 154 anos do Mercado Público de Porto Alegre. A Unidade Móvel Senai de Gastronomia, Panificação e Confeitaria será instalada no Largo Glênio Peres de 2 a 6 de outubro, onde fará o bolo de aniversário que será servido no dia 3, além de oficinas gratuitas. A Unidade Móvel Senai de Energias Renováveis também vai estar no local para visitação.

Inclusão na Educação Profissional é debatida na FIERGS

Com o objetivo de fomentar as ações de inclusão de pessoas com deficiência e enfatizar suas potencialidades na educação profissional, o seminário Inclusão na Educação Profissional, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) abriu a 29º Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).