Você está aqui

Relações Internacionais

Indústria gaúcha e embaixadores da União Europeia buscam consolidar parceria com o Mercosul

A missão anual dos embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil começou seu roteiro pelo Estado, nesta quinta-feira (5), em um encontro com industriais gaúchos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “Muito da tradição deste Estado e a sua cultura empreendedora foram herdadas da Europa, pelas migrações que se deram ao longo da história rio-grandense.

Empresários do BRICS apresentam propostas para ampliar o comércio e facilitar investimentos

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul devem fortalecer a cooperação para promover a integração comercial e o desenvolvimento econômico e social.  Esse foi o consenso da reunião do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), realizada na última quarta-feira (13), em Brasília. No encontro, os líderes empresariais dos cinco países, entre eles o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, entidade organizadora do evento, definiram as 23 propostas do setor privado que foram apresentadas e entregues aos chefes de Estado na Cúpula do BRICS.

Embaixador do Chile diz que é necessário diversificar comércio com o Brasil

O embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía, destacou nesta quarta-feira (13), durante o 1º Fórum Internacional de Comércio e Investimentos Brasil-Chile, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) em sua sede, a necessidade de uma maior diversificação no comércio entre os dois países. “Está muito concentrado em poucos produtos. O Brasil compra minérios e cobre, e o Chile, produtos derivados do petróleo. Naturalmente, o Brasil tem uma enorme variedade de produtos competitivos no mundo todo que não estão presentes nesse comércio.

Oportunidades para a indústria na relação Brasil-Chile serão discutidas na FIERGS

O I Fórum Internacional de Comércio e Indústria Brasil-Chile será na próxima quarta-feira (13), às 9h, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, realizado pela FIERGS, por meio do Conselho de Comércio Exterior, e pela Câmara de Comércio e Indústria do Chile no Rio Grande do Sul (CCIBC-RS). O embaixador chileno no Brasil, Fernando Schmidt, participará do evento, ao lado do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e do governador Eduardo Leite.

Embaixador da UE diz que acordo com Mercosul amplia oportunidades para empresas brasileiras

As relações entre União Europeia (UE) e Brasil “vão por muito bom caminho” e o acordo acertado em junho com o Mercosul ampliará as oportunidades para as empresas brasileiras. A avaliação é do embaixador da UE no Brasil, Ignácio Ybañez, que se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, nesta terça-feira (5), na sede da entidade.

Parceria com Universidade de Durham, na Inglaterra, pretende impulsionar negócios gaúchos no exterior

O Sebrae RS, com apoio da FIERGS, realiza uma parceria com a Universidade de Durham, na Inglaterra, para promover a internacionalização das empresas brasileiras. Uma das iniciativas trata-se da criação do Índice de Avaliação de Risco de Mercados Internacionais (RI-Index). Esse índice apresentará o risco dos mercados para empresas exportadoras, podendo apoiar a tomada de decisão durante esse processo de internacionalização.

FIERGS leva missão gaúcha à Feira Anuga

Continuam abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para a missão prospectiva à Feira Anuga 2019, articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS). Trata-se do maior evento do setor de alimentos e bebidas do mundo, que ocorre a cada dois anos reunindo as principais tendências globais de produção e consumo e suas inovações em um único lugar, criando um ambiente para fomento de negócios.

Acordo Comercial entre Mercosul e União Europeia abre novas oportunidades para a indústria gaúcha

“A confirmação da maior negociação internacional da qual o Brasil já fez parte poderá ser o caminho para muitas indústrias ampliarem seus negócios no velho continente”, disse o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Ribeiro, ao analisar o acordo do Mercosul com a União Europeia, firmado nessa sexta-feira (28), em Bruxelas.