Relações Internacionais

Embaixador quer expandir as relações comerciais do Chipre com o RS

Para consolidar o Rio Grande do Sul como importante parceiro comercial, o embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A reunião com o presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, na segunda-feira, teve como objetivo ampliar negócios e parcerias entre gaúchos e cipriotas.

Cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre fala na FIERGS sobre oportunidades de negócios no RS

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, recebeu nesta segunda-feira (11) a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean. Na reunião, o presidente Petry salientou as diversas oportunidades de negócios no Estado e a força da indústria gaúcha. “Temos 38 setores industriais no Rio Grande do Sul, todos com fábricas de qualidade”, disse. Os Estados Unidos são o principal investidor no Brasil, totalizando US$ 191,6 bilhões em 2021, o que representa 21,3% do investimento estrangeiro no país.

SelectUSA auxilia empresas que buscam oportunidades comerciais com os EUA

Programa do governo dos Estados Unidos que auxilia a internacionalização de empresas, o SelectUSA será apresentado em 31 de janeiro, das 9h às 17h, na FIERGS. Na conferência, painelistas mostrarão as políticas implementadas mais recentemente pelo governo federal dos EUA e como elas têm assegurado oportunidades comerciais para novos parceiros, bem como a segurança das cadeias de suprimentos em todo país.

Analista internacional fala sobre o futuro da Argentina e os impactos para o Brasil

O cenário eleitoral e as perspectivas da Argentina em relação à política e à economia a partir das eleições que ocorrerão em outubro foram tratados pelo analista internacional e correspondente do La Nación no Brasil, Gustavo Segré, em palestra na FIERGS. Segré falou sobre o futuro das relações com o Brasil a partir da vitória de um dos três principais candidatos saídos das primárias de agosto e que buscam a presidência no país vizinho: Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich.

Implementação de acordos entre Brasil e Cazaquistão é tratada por Petry e vice-ministro Kairat Umarov

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participou, em São Paulo, da mesa-redonda Brasil-Cazaquistão: oportunidades de investimento e comércio, ao lado do primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Kairat Umarov, e de líderes empresariais e de associações. Petry e Umarov também se reuniram para tratar da implementação dos acordos assinados após a segunda reunião do Conselho Cazaque-Brasileiro, realizada em 13 de abril, em Astana, missão empresarial que Petry liderou ao Cazaquistão.

FIERGS recebe encontro para debater a relação comercial RS e Índia

A corrente de comércio entre Rio Grande do Sul e Índia superou os US$ 917 milhões no ano passado, crescimento de 90,86% na comparação com 2021. Para viabilizar que essa relação seja ainda mais incrementada, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a embaixada do país asiático no Brasil realizam, na próxima segunda-feira (24), um encontro de oportunidades de negócios presencial e gratuito, das 14h às 15h30min.

Rio Grande do Sul é estratégico nas relações comerciais com a Itália

Dezesseis empresas italianas e 70 brasileiras participaram na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) do Encontro Internacional RS e Itália: oportunidades de negócio, inovação e tecnologia na agroindústria. O resultado foram mais de cem reuniões para tratar de futuras parcerias no setor.  “É um evento importante para aproximar multinacionais italianas do Rio Grande do Sul, um estado estratégico para a Itália. É grande o percurso que precisamos percorrer juntos”, destacou o cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso.

Reino Unido anuncia em encontro na FIERGS que dispõe de fundo para financiar projetos no Brasil

O governo do Reino Unido dispõe de um fundo de 4 bilhões de libras, cerca de R$ 25 bilhões, para financiar projetos públicos e privados brasileiros com foco especialmente em infraestrutura. O anúncio foi feito pela vice embaixadora do país em Brasília, Melanie Hopkins, durante encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, em Porto Alegre, na sede da entidade. Outros setores de interesse dos britânicos são agronegócio, agricultura de precisão, energia, saúde e inovação.

Uruguai mostra os benefícios para as empresas gaúchas que desejarem investir no país

Mostrar os atrativos e os benefícios produtivos do país, promover investimentos e fortalecer a imagem do Uruguai junto às empresas, indústrias e investidores do Rio Grande do Sul foram os objetivos do encontro “O Uruguai como um País estratégico para o comércio exterior e de logística para as empresas gaúchas”. O evento foi realizado na FIERGS pela Agência Uruguay XXI, na quinta-feira, com a presença da cônsul geral do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Cristina Buonomo. “Temos um caminho muito longo pela frente, mas muito interesse em começar a trabalhar juntos”, afirmou Liliana.

Em encontro bilateral, Brasil e Cazaquistão buscam dar novo impulso ao relacionamento comercial

O 2º Encontro do Comitê Bilateral Brasil-Cazaquistão foi realizado na capital Astana, nesta quinta-feira, reunindo a Confederação Nacional da Indústria  (CNI),  representada pelo seu vice-presidente e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry; e o Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão, o QazIndustry, com seu presidente Berik Bekenov. “É necessário dar um novo impulso ao relacionamento bilateral, por meio de iniciativas como a missão prospectiva da Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul ao Cazaquistão.