A segunda Reunião Sindical de 2021 ocorreu nessa quarta-feira (2) – uma realização da FIERGS, por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind). O encontro on-line teve a presença de cerca de 40 sindicatos, representados por presidentes e executivos, e foram apresentadas novas ações com o objetivo de fortalecer o trabalho dos Sindicatos Industriais.

Entre os assuntos tratados estiveram o serviço de marketing digital oferecido pelo Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo (Sinmaqsinos), apresentado pelo presidente do Sindicato, Marlos Schmidt, e pelo Gestor de Projetos da entidade, Vinícius Fonte. São três tipos de planos voltados para a comunicação digital: tráfego, estratégico e desenvolvimento de sites, que passarão, também, a ser disponibilizados a sindicatos e empresas de outros setores.

Os participantes também conheceram o Sistema Eletrônico de Votação para a Indústria (Sevi), desenvolvido pela Gerência de Informática (Ginfo), da FIERGS, em parceria com a Unisind. Os Sindicatos terão acesso gratuito à ferramenta, que permite executar votações a distância, inclusive, por meio de procuração. O sistema pode ser utilizado em qualquer tipo votação de assembleia sindical e permite a importação de dados cadastrados em base de Excel.

Outro tema abordado foi a campanha de serviços do Sesi-RS voltada para os Sindicatos associados. Neste momento, contempla três ofertas on-line: NR-5 Curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Eleição de Cipa e Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat Virtual). A condição especial é de 25% de desconto na contratação e vale até 31 de dezembro de 2021.

Para encerrar o encontro, a Mercopar 2021 esteve em pauta. A 30a edição da feira de inovação industrial ocorre de 5 a 7 de outubro em Caxias do Sul e terá opções para a geração de negócios presencial e on-line. Um dos destaques será o Salão de Negócios, onde vão ocorrer três eventos:

• Projeto Comprador: A meta é contar com 180 compradores – sendo 110 presenciais e 70 em formato virtual, e inscrição de 550 vendedores para a promoção de negócios. Os encontros entre as empresas são agendados previamente e com duração de 15 minutos. Uma oportunidade para as indústrias de todo o Estado.

• Projeto Comprador Internacional: 100% on-line, com o objetivo de contar com mais de 50 compradores.

• Rodada Reversa: um evento técnico, que contará com uma grande empresa a cada dia da feira expondo um de seus produtos de forma física, para que os participantes possam manusear e tirar dúvidas técnicas com os engenheiros.

A organização da Mercopar 2021 informou que os sindicatos que ainda tiverem interesse em ser expositores contam com condições especiais.

Aqueles que participaram da 2a Reunião Sindical podem responder à pesquisa de satisfação clicando aqui.

quarta-feira, 2 de Junho de 2021 - 17h17