Você está aqui

Relatório de Atividades 2022

Gilberto Porcello Petry / Presidente do Sistema FIERGS

A indústria traz esperança

A posição central da indústria para o desenvolvimento do Brasil e do Rio Grande do Sul deve ser sempre ressaltada. Isso ficou bem claro ao longo de 2022, quando temas como o hidrogênio verde, a Indústria 4.0, a capacitação profissional e a educação estiveram no foco de investimentos do setor industrial e dominaram o debate. 

Mesmo que no ano passado a indústria ainda sentisse o impacto provocado pela desorganização na cadeia de suprimentos, que causou inclusive paralisação em algumas fábricas, impacto agravado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, a FIERGS se mobilizou e juntamente com os Sindicatos Industriais deu resposta a cada desafio que aparecia.

Em ano eleitoral, a entidade manteve diálogo propositivo com candidatos de diferentes partidos e perfis ideológicos, sugerindo ações e levando demandas que, aplicadas, resultaram por beneficiar os segmentos industriais e a sociedade de um modo geral. Uma dessas propostas foi a defesa da redução do IPI, em parceria com a CNI, que trouxe resultados positivos e deu fôlego às empresas, afetadas por uma conjuntura internacional negativa. Com base em um acompanhamento permanente dos Conselhos Temáticos, a FIERGS trabalhou de forma eficaz junto aos gestores públicos.

Em 2022, no Dia da Indústria, 25 de maio, a FIERGS lançou o Programa “Indústria Pela Educação”, que com investimento de R$ 300 milhões ampliará a rede de escolas de Ensino Médio do Sesi no Rio Grande do Sul, além de criar um instituto de formação de professores, em Porto Alegre. O Senai-RS, por sua vez, começou um programa de capacitação técnica gratuita para pessoas desempregadas, em parceria com Sindicatos Industriais. Já o IEL-RS manteve os programas de educação executiva, estimulando o diálogo e o pensamento crítico dos jovens que estão na linha de sucessão das empresas.

Para atestar o protagonismo da FIERGS não apenas regionalmente, a Casa continuou a participar de importantes missões internacionais, como a Feira de Hannover, na Alemanha; e Sial, na França, organizadas pela entidade. Estivemos também  na Holanda, no Encontro Brasil/Japão, em Tóquio, e na COP 27, no Egito, como integrante da delegação da CNI.

Por fim, cabe destacar que a uma pesquisa contratada pela FIERGS revela a avaliação da sociedade gaúcha sobre o setor industrial gaúcho. Para 78% da população, a percepção a respeito da indústria é positiva por gerar empregos e recursos ao Estado, aumentar o PIB, investir em tecnologia e “trazer esperança”. O significado deste resultado é extremamente importante e animador para o futuro. Só reafirma que a indústria está no centro da economia, dando tração ao desenvolvimento.