Transparência SENAI

 

Você está aqui

Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis

Geração Distribuída consiste em gerar a energia elétrica próxima ou no local de consumo, quando o consumidor a produz por meio de sistemas instalados em suas casas ou empresas. Para debater esse tema em um setor com tendência à grande expansão no País e estímulo a novos projetos, a FIERGS criou, através do Coinfra e junto ao Sebrae-RS, o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul, evento que acontece anualmente de forma presencial e também em modo on-line através de webinares e transmissão ao vivo no dia do evento principal.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), promovem a sétima edição do Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS no dia 22 de setembro de 2023. O evento é presencial e acontecerá das 9h às 17h na Sede da FIERGS, em Porto Alegre.

Neste ano o  tema central será “Oportunidades de negócio e Empreendedorismo no mercado de energia” e contemplará painéis debatendo autogeração e oportunidades de Negócio, tecnologias, hidrogênio verde, a modernização do setor elétrico e o empreendedorismo. Além dos painéis, contaremos novamente com uma área de exposição.

O evento é uma plataforma de aprofundamento de temas relevantes à realidade da Geração Distribuída, cada vez mais solidificada na matriz energética nacional. Busca-se trazer aos participantes - indústria consumidora de energia, integradores, fornecedores de equipamentos, academia e o setor de serviços - visões de especialistas em quesitos regulatórios, técnicos e comerciais da Geração Distribuída.

Inscrições gratuitas aqui

 

EDIÇÕES ANTERIORES
Clique nos botões abaixo para ver o que foi produzido nas edições anteriores do Fórum GD

O VI Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul aconteceu no dia 28 de julho de 2022, na Sede da FIERGS, em Porto Alegre. A promoção é da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

O evento aconteceu em formato presencial, e o tema central foi a Redução do Custos da Energia Elétrica para empresas, Eficiência Energética e Geração de Negócios, por meio de cinco painéis: estratégias de redução de custos de energia para as empresas, tecnologias para a geração de energia limpa, o futuro do setor, modelos de negócios para eficiência energética e linhas de crédito e financiamentos para geração de energia. Além dos painéis, uma área de exposição a fim de gerar oportunidade para fortalecer a marca o relacionamento com seu público-alvo, bem como alavancar negócios. São 16 empresas expositoras, entre elas fabricantes, integradores, distribuidores e bancos.

Assista ao VI Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul na íntegra:

Números do evento:

  •  20 Palestrantes / Moderadores
  •  10 Patrocinadores
  •  16 Expositores

Inscritos no Sympla: 642

  • 491 presencial
  • 151 on-line

Visualizações no Sympla: 4.665

Participação no Fórum

382 Participantes presenciais

1.175 visualizações nos canais do YouTube FIERGS e Sebrae/RS (até 02/08/2022 as 15h45)

V Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul, foi realizado no dia 7 de outubro de 2021, durante a Mercopar

ASSISTA:

O V Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul foi realizado de forma híbrida no dia 7 de outubro de 2021, durante a Mercopar. Até lá, Webinares foram transmitidos para abordar os principais temas e assuntos sobre a geração distribuída de energia, trazendo nomes que continuamente contribuem para o avanço do tema na economia e cuidados com o meio-ambiente em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Os Webinars têm por objetivo levar aos participantes - indústria, comércio, serviços, integradores, fornecedores de equipamentos e academia - visões de especialistas em quesitos regulatórios, técnicos e comerciais da Geração Distribuída em especial das fontes: PCHs, Eólica e Biomassa. Durante o ano, serão 4 webinares até o Fórum.

 

O quarto Webinar foi realizado no dia 1º de setembro de 2021, com o tema GD em FOCO - Cenários e oportunidades em geração distribuída – Fonte PCHS. Assista:

 

O terceiro Webinar foi realizado no dia 4 de agosto de 2021, com o tema GD em FOCO - Cenários e oportunidades em geração distribuída – Fonte Biomassa. Assista:

 

O segundo Webinar foi realizado no dia 15 de julho de 2021, com o tema GD em FOCO - Energia eólica e as oportunidades no Mercado Livre. Assista:

 

O primeiro webinar de 2021 foi realizado no dia 5 de maio de 2021, e teve como tema Geração Distribuída em FOCO: Panorama da Matriz Energética do RS. Assista:

Realizado de forma híbrida durante a Mercopar, em Caxias do Sul, o quarto Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul aconteceu no dia 19 de novembro de 2020.

Assista ao IV Fórum de Geração Distribuída – Tecnologias e Planejamento para o Futuro da Geração Distribuída:

Realizado na sede da FIERGS, o terceiro Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul aconteceu no dia 20 de novembro de 2019.

Cobertura jornalística:

Leia:

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA TEM AMPLO MERCADO A CONQUISTAR NO BRASIL (20/11/2019)

Assista:

forum
geração distribuída de energia
Energia
fontes renováveis