1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho será na FIERGS em 17 de abril

Considerada uma das principais reformas pretendidas pelo governo federal, as mudanças nas relações de trabalho deverão ter um impacto direto no planejamento das empresas brasileiras. Para entender e aprofundar ideias sobre o que pode mudar na legislação e as consequências para o desenvolvimento do País, as Federações de Indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná promovem o 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho. O evento será realizado em Porto Alegre no dia 17 de abril, no Salão de Convenções da FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi), das 8h às 13h. As inscrições são gratuitas por meio do endereço https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao.

O encontro, que terá a presença do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, deverá ser marcado pela assinatura da Carta de Porto Alegre. No documento, os presidentes das Federações de Indústrias da região Sul e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, apontam suas expectativas a respeito das alterações nas leis trabalhistas e o que elas significam para o ambiente de negócios e as perspectivas para o futuro. Participam do fórum juízes do trabalho, senadores, deputados federais e empresários.

Somente na região Sul, segundo dados mais atuais do Ministério do Trabalho, são 1,98 milhão de trabalhadores formais na indústria de transformação. “O fato é que, ao menor sinal de recuperação da economia, a indústria é o segmento que primeiro absorve trabalhadores. Contudo, a legislação ultrapassada de mais de 70 anos inibe um maior número de contratações”, diz o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

O público terá a oportunidade de compreender o contexto pelo qual o Brasil passa a partir da visão da Justiça do Trabalho e também dos parlamentares do atual mandato no Congresso Nacional.

Para o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, a modernização da legislação trabalhista é uma necessidade para manter e gerar novos empregos e se torna ainda mais importante em um momento de crise. “A valorização da negociação coletiva é um dos aspectos mais importantes, pois confere mais segurança jurídica a convenções e acordos coletivos, fortalecendo o que é acordado entre as partes”, afirma.

Na mesma linha, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, reforça o pensamento: “O Brasil tem uma legislação trabalhista antiga e desatualizada, que não acompanhou os avanços ocorridos nos processos produtivos e nas relações trabalhistas nas últimas décadas. É preciso dar autonomia para que empregados e empregadores – as partes interessadas nessa relação – possam discutir com maturidade e chegar a acordos que sejam ideias para a realidade de cada empresa e de cada setor”, destaca.

Na programação, estão previstos dois grandes painéis de debate. O primeiro deles, com o título “As Relações de Trabalho e os Caminhos Rumo à Empregabilidade”, terá a presença de representantes do judiciário trabalhista e do ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianotto. No segundo painel, “O Papel do Congresso Nacional na Modernização Trabalhista”, seis deputados federais e dois senadores terão espaço para apresentar suas manifestações de como entendem a questão no País.

O QUÊ: 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho
QUANDO: dia 17 de abril de 2017, das 8h às 13h
ONDE: Salão de Convenções da FIERGS – Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre – RS.
COMO: Gratuito, com inscrições no endereço https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao

8h-8h15min – Credenciamento

8h15min-9h – Solenidade de Abertura
        - Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira
        - Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori
        - Presidente da FIERGS, Heitor José Müller
        - Presidente da FIESC, Glauco José Côrte
        - Presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo

9h-10h40min – Painel 1
        - “As Relações de Trabalho e os Caminhos Rumo à Empregabilidade”
            - Mediação: Vice-presidente da CNI, Alexandre Furlan
            - Painelistas:
                - Ex-Ministro do Trabalho e Ex-Presidente do TST, Almir Pazzianotto
                - Juiz Assessor da Presidência do TST, Marlos Melek
                - Presidente do TRT 4, Beatriz Renck
                - Presidente do TRT 9, Arnor Lima Neto
                - Presidente do TRT 12, Gracio Ricardo Barboza Petrone

11h-13h – Painel 2
        - “O Papel do Congresso Nacional na Modernização Trabalhista”
            - Mediação: Jornalista Willian Waack
            -Painelistas:
                - Senadora Ana Amélia Lemos (RS)
                - Deputado Federal Alceu Moreira (RS)
                - Deputado Federal Jerônimo Görgen (RS)
                - Deputado Federal Mauro Pereira (RS)
                - Deputado Federal Edmar Arruda (PR)
                - Deputado Federal Alex Canziani (PR)
                - Deputada Federal Carmen Zanotto (SC)
                - Senador Dalírio Beber (SC)

13h-13h15min – Apresentação
        - “A CNI e a Reforma Trabalhista no Brasil”
            - Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade

13h15min-13h30min – Assinatura da Carta de Porto Alegre
        - Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade
        - Presidente da FIERGS, Heitor José Müller
        - Presidente da FIESC, Glauco Côrte
        - Presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo

13h30min-14h30min – Almoço Palestra
        - “As novas tendências do mercado de trabalho: Por que estamos ficando para trás?”
            - Palestrante: Waldez Ludwig, psicólogo e consultor em gestão empresarial

Publicado quarta-feira, 5 de Abril de 2017 - 17h17