Você está aqui

O InvestRS, que busca estimular  novos empreendimentos nos setores com potencial estratégico para o Estado, foi lançado nesta quarta-feira (22), no Palácio Piratini. A parceria para o programa foi oficializada por um acordo de cooperação assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O InvestRS promove o alinhamento entre os setores público e privado, com a troca e a unificação das informações, com o objetivo de articular ações conjuntas para inserir o Rio Grande do Sul no mapa dos investidores nacionais e internacionais.

Para o governador José Ivo Sartori, o lançamento tem duas dimensões: buscar investimentos para o desenvolvimento econômico e tecnológico e firmar uma parceria para o crescimento. “Investimentos dependem de informações precisas, facilmente disponíveis, como o que estamos construindo. Esses dados devem ser produzidos em conjunto. Sozinho, o Estado não pode tudo", afirmou.

Já o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, defendeu a estratégia de ações conjuntas para a atração de investimentos e a retomada do crescimento. "Claro que temos problemas, como a infraestrutura e a existência nefasta do Piso Regional. São fatores que reduzem a nossa competitividade. Mas também temos muitas vantagens comparativas que precisam ser mostradas”, destacou. “Portanto, nos engajamos no Invest RS somando a nossa experiência e o sistema de serviços para expandir os empreendimentos atuais e atrair novas indústrias”.

Entre os setores considerados com potencial estratégico no Estado estão o automotivo, de energias renováveis, cadeias e sistemas agroindustriais e alimentares, defesa e segurança, tecnologia da informação, indústria oceânica, saúde avançada, transportes, logística e mobilidade urbana e startups. Todas as informações para auxiliar o investidor são fornecidas por uma equipe multidisciplinar e pelo portal InvestRS (http://www.investrs.com.br). 

Crédito foto: Dudu Leal
 

Publicado quarta-feira, 22 de Março de 2017 - 16h16