Você está aqui

O Brasil e o Haiti assinaram protocolo de cooperação técnica para construir no país caribenho dois centros de formação profissional, nos moldes das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Pelo acordo firmado nesta quarta-feira (9), em Brasília, por Senai, Ministério das Relações Exteriores, governo do Haiti, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os haitianos contarão com a experiência brasileira para qualificar profissionais que serão importantes na reconstrução do país, atingido por um furacão, em outubro. 
 
O Senai do Rio Grande do Sul será responsável pela execução do projeto, elaboração e realização de programa de capacitação de docentes no Haiti e no Brasil, desenvolvimento de recursos didáticos para a oferta dos cursos, acompanhamento trimestral das ações, entre outras atividades. “Esse projeto terá um impacto especial na vida dos haitianos. Ele promoverá a inserção profissional e o empreendedorismo, que são as bases necessárias para assegurar a reconstrução do Haiti de forma sustentável”, declarou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, durante a assinatura do acordo. 
 
Serão investidos US$ 17 milhões dos recursos do Fundo de Reconstrução do Haiti, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Bando Mundial, em 2010, quando o país foi devastado por um terremoto que matou 200 mil pessoas e causou prejuízos de mais de US$ 10 bilhões. A estimativa é de que, por ano, as unidades educacionais capacitem 3 mil alunos de 16 a 25 anos. As áreas de formação compreenderão ocupações de alta empregabilidade e demanda da economia local, como Construção Civil, Costura, Eletricidade Predial, Marcenaria, Mecânica de Automóveis e de Motocicletas e Metalurgia. “O protocolo permitirá aos dois países reforçarem os laços de cooperação e de amizade. Há muitas oportunidades nas áreas da construção civil, agricultura, têxtil e alimentos e esse convênio nos permitirá formar nossos jovens. Isso é essencial para nos reconstruirmos”, afirmou o secretário de Estado para a Formação Profissional do Haiti, Jean David Geneste. 
 
Visita ao Estado
Antes da assinatura, a comitiva do Haiti, liderada por Geneste, esteve no Rio Grande do Sul para conhecer a estrutura e as metodologias de ensino utilizadas por aqui. Entre as unidades visitadas nesta segunda e terça-feira estiveram o Centro de Formação Profissional Senai Automotivo, e o da Construção Civil, em Porto Alegre, além do Instituto Senai de Inovação em Metalmecânica, localizado São Leopoldo. “Viemos com uma dupla missão, além da assinatura do protocolo em Brasília, o objetivo foi conhecer as instalações das escolas no Brasil. O que mais me chamou a atenção no Rio Grande do Sul foi a parceria entre o Senai e o setor produtivo, que promove uma complementariedade entre a educação na escola, o setor produtivo e a sociedade civil”, destacou o secretário.

Comitiva Haiti visita o Senai-RS

Publicado quinta-feira, 10 de Novembro de 2016 - 16h16