Promover a saúde pode economizar seis dólares para cada dólar investido

O médico do trabalho Rodrigo Demarch, gerente de Qualidade de vida e saúde do Hospital Oswaldo Cruz (SP), afirmou no Meeting Sesi, realizado no começo da noite desta terça-feira, na sede da FIERGS, que a empresa que promove a saúde de seus trabalhadores economiza seis dólares a cada dólar investido, segundo a Harvard Business Review. “Temos que ter responsabilidade com nossa força de trabalho. Pessoas mais saudáveis produzem mais”, destacou. Conforme Demarch, que falou sobre Promoção da Saúde e seus Impactos na Sustentabilidade da Empresa, os custos médico-hospitalares estão crescendo,  alcançando uma inflação de 20% em 2016. “Na próxima década a depressão será a maior causa deste custo”, disse ele. “A promoção da saúde se torna prioritário para o aumento da produtividade”, argumentou.

Fisiatra e geriatra, Demarch elencou o que deve ser feito para a promoção da saúde: engajamento de lideranças e gestores; alinhamento com as aspirações da empresa; criar um programa de escopo amplo, de alta relevância e qualidade e com coleta de dados constante; fácil acesso das pessoas (academia dentro da empresa, por exemplo); parceiros externos e internos (que facilitem as ações); e comunicação efetiva para que todos saibam das iniciativas. “É importante que se faça um programa de gestão integrada para que todos enxerguem os benefícios”, completou. Ele apresentou os resultados das iniciativas realizadas entre os trabalhadores do Hospital Osvaldo Cruz, destacando que houve redução do sedentarismo em 20%, da incidência de diabetes em 6%, além do custo com plano de saúde, que diminuiu R$ 6 milhões em quatro anos. “80% dos trabalhadores afirmaram que a qualidade de vida melhorou”, ressaltou.

Na segunda palestra, sobre E-Social: Interfaces dos Riscos e Impactos na Gestão da Saúde da Empresa, o autor do livro Big Brother Fiscal, Roberto Dias Duarte, lembrou que o e-social começa a valer em 2018, e que algumas têm muitos processos para rever. “Mas é um caminho sem volta”, afirmou. “Há 10 milhões de empresas no Brasil, apenas 250 mil são fiscalizadas”, ressaltou. A intenção do e-social é garantir o direito do trabalhador, simplificar as obrigações para reduzir custos e aprimorar a qualidade de informações de seguridade social e das relações do trabalho. Ele entende que deve-se começar com uma sensibilização para mudar os processos. Depois definir responsabilidades e fazer um diagnóstico de conformidades. “O próximo passo é priorizar não conformidades e então, o plano de ação. Para todo este processo o tempo é curto”, opinou. Duarte é sócio e presidente da NTW Contabilidade, a primeira rede brasileira de franquias contábeis.

Roberto Dias Duarte estará no Meeting Sesi dia 26 de outubro em Gravataí e Guaíba (26) e Sapiranga (27). Santa Cruz do Sul (7), Montenegro (8), Pelotas (9) e Bagé (10) recebem o Meeting Sesi em novembro.

Informações e inscrições: 0800 51 8555.

Crédito das fotos: Dudu Leal

Meeting Sesi - Porto Alegre