Confiança da indústria gaúcha segue negativa

Após atingir em outubro o menor valor da série, iniciada em 2005, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 0,7 ponto e alcançou 35,9 em novembro. No entanto, por estar muito abaixo da linha dos 50 pontos, continua refletindo de forma disseminada nas empresas a falta de otimismo. “Os resultados do penúltimo mês de 2015 sinalizam que a atividade industrial teve mais um período difícil. Os industriais ainda projetam um início de 2016 nada animador”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, destacando que permanecem interferindo na retomada do crescimento a alta dos juros, os custos de produção, a inflação e o desemprego, assim como a queda de demanda e investimentos. “Tudo isso, somado a um ambiente político conturbado, mantém baixa a confiança dos empresários do setor. Não há qualquer perspectiva de melhora no curto prazo”, afirmou.

Para os industriais gaúchos, as condições atuais da economia brasileira estão degradadas. Mesmo com o indicador passando de 16,8 pontos, em outubro, para 19,9 em novembro, segue com recordes negativos nos dois meses. Em relação às empresas, o cenário também é pouco animador. A situação delas (33,8) está muito distante da desejada linha dos 50 pontos, apesar da elevação de 2,8 pontos no período.

Nessa base de comparação, o índice de expectativas recuou de 39,8 pontos para 39,2. Portanto, o prognóstico do setor permanece negativo para os próximos seis meses. Em novembro, as perspectivas dos empresários pioraram, principalmente, para as próprias empresas: 44,8 pontos, o menor valor para a série. Há ainda um amplo pessimismo com o futuro das economias do Estado (27,5) e do Brasil (28,1). Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado quarta-feira, 25 de Novembro de 2015 - 15h15