Para conhecer o potencial da indústria do Rio Grande do Sul, o embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann, esteve nesta quinta-feira na FIERGS, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Heitor José Müller, e também participou de uma reunião com industriais gaúchos. “Estamos importando e exportando menos produtos industrializados para a Alemanha. Precisamos buscar alternativas e formas de incrementar essa relação comercial. Temos muito a aprender e a fornecer para este país”, disse Müller, propondo a construção de um acordo comercial do Brasil com o mercado europeu.

Brengelmann, que assumiu o posto no Brasil em agosto de 2014 e realiza a primeira viagem oficial ao Estado, ao se reunir com os industriais acompanhou uma apresentação que mostrou os principais setores da economia gaúcha e números da balança comercial com o Brasil e o Rio Grande do Sul. Segundo o vice-coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Aderbal Fernandes Lima, que conduziu o encontro, foram tratadas as propostas para fazer crescer o intercâmbio entre os países e a possibilidade de convênios tecnológicos nas áreas de microeletrônica e mecânica de precisão. Além disso, debateram-se formas de evitar a bitributação para empresas que atuam no Brasil e na Alemanha, quando um mesmo tipo de imposto é cobrado nos dois países.

No ano passado, a balança comercial brasileira em relação à alemã cresceu 0,20% na comparação com 2013. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2015, o Brasil exportou para a Alemanha US$ 2,85 bilhões, 5,41% a menos que no mesmo período do ano anterior. As importações somaram US$ 5,5 bilhões, um recuo de 21% na comparação com os seis primeiros meses de 2014. Para o Rio Grande do Sul, as quedas foram de -22,5% e -34%, respectivamente.

FOTO: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 24 de Julho de 2015 - 14h14