Você está aqui

As unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Estado estão realizando atividades nesta sexta-feira e sábado para jovens conhecerem as oportunidades para trabalhar na indústria e informações sobre as oportunidades de formação. Intitulado Mundo Senai, o evento é realizado em todo o Brasil com palestras, minicursos, mostras tecnológicas de trabalhos dos alunos do cursos técnicos, aulas demonstrativas e oficinas para a comunidade, com o intuito de despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões no segmento e promover a aproximação com a indústria.
 
A programação das unidades do Estado está no www.mundosenai.com.br. Iniciativas como o Mundo Senai, que despertam o interesse pela educação profissional, têm surtido efeito no Brasil. Dados do Censo da Educação Básica 2013, analisados pelo Senai, mostram que, entre 2008 e 2013, o número de matrículas nesses cursos passou de 927.978 para 1.441.051 – um crescimento 55,3%. Os cursos técnicos de nível médio são também conhecidos como cursos de Reforçando a importância do momento, a presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, salientou o trabalho articulado das instituições de ensino, órgãos públicos e empresários. O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Santa Maria, Vilson Serro, falou sobre as ações realizadas ao longo de 20 anos “para que se chegasse ao momento que o município vive hoje, colocando Santa Maria no mapa do desenvolvimento, especialmente como grande polo de defesa”.
 
O primeiro painel do encontro abordou a estratégia Nacional de Defesa do Brasil e foi mediado pelo coordenador do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança do Rio Grande do Sul da FIERGS, Jorge Py Velloso. Um dos temas tratados foi a Base Industrial de Defesa (BID) e sua aplicação. Conforme o vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, vice-almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, a aproximação entre empresários, instituições de ensino e militares só gera crescimento para uma nação. “Soberania é intangível; globalização é um fato; e Santa Maria é um polo de excelência”, afirmou. E trazendo a visão das instituições científicas e tecnológicas, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, detalhou o caso do Memorando de Entendimentos firmado entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro com a UFSM.
 
Além de palestras, também ocorreram atividades paralelas, tais como rodadas de negócios e visitas técnicas. O I Seminário Internacional de Defesa é uma realização da FIERGS, por meio de seu Comitê da Indústria da Defesa e Segurança, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, do Santa Maria Tecnoparque e da prefeitura municipal de Santa Maria, apoiados pelo governo do Estado. Atividades no Senai ajudam a conhecer trabalho na indústria longa duração da educação profissional e têm entre 800 e 1,4 mil horas de duração (até dois anos). Podem ser feitos por estudantes que estão, pelo menos, no no segundo ano do Ensino Médio ou quem já concluiu esta etapa.
 
Foto: Dudu Leal 
Publicado sexta-feira, 21 de Novembro de 2014 - 18h18