Dilma destaca os pontos estratégicos para o crescimento do País

A presidenta Dilma Rousseff afirmou na noite desta sexta-feira, durante a posse da nova diretoria FIERGS/CIERGS, no Teatro do Sesi, que há quatro pilares estratégicos para o período de crescimento do País: infraestrutura, educação, inovação e a desburocratização. "Esta estratégia só é viável com parcerias público-privadas", disse. "Precisamos aumentar os investimentos em infraestrutura e, prioritariamente, em dois setores hidrovias e ferrovias".

Com relação à educação, a presidente citou o Pronatec como exemplo de parceria. "O Pronatec é a base da formação de técnicos no Brasil e até o final do ano 8 milhões de brasileiros e brasileiras terão sido capacitados no programa", disse ela, destacando que o Senai é o principal parceiro. "Até 2018, mais de 20 milhões de brasileiros terão sido formados no Pronatec".

Ela ressaltou a Rede Sim e a importância de marcos regulatórios simples para desburocratizar o País, além de programas de aproximação entre empresas e universidades visando à inovação. "Resolvemos a estabilidade econômica e a inclusão social", afirmou, lembrando que a necessidade agora é alterar a produtividade da economia e os quatro pilares serão muito importantes.

A presidenta, que também esteve na posse de Heitor José Müller em 2011, assegurou que acompanha a atuação do industrial como cidadão e dirigente empresarial há anos. "Estou aqui em reconhecimento ao seu trabalho", disse ela.

Dilma ainda falou do pessimismo e das avaliações negativas, como as dúvidas com relação à competência do Brasil em fazer a Copa do Mundo. "Mostramos que temos capacidade e competência", ressaltou. Falou ainda das especulações com relação a uma possível crise cambial, racionamento de energia e outros, e que nada disso aconteceu realmente. "O Brasil está melhor que há 12 anos", comentou. Garantiu que a inflação fechará o ano dentro da meta e que "está e sempre esteve sob controle".

O governador Tarso Genro, por sua vez, ressaltou a parceria do poder público com as entidades em benefício do Rio Grande do Sul. "A FIERGS e o CIERGS, além das funções que cumprem no Estado, têm acompanhado de maneira competente a busca de um relacionamento político e econômico com os investidores externos, de maneira solidária e tecnicamente fundamentada", comentou.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, cumprimentou as entidades pelo trabalho que realizam em benefício da cidade e do Estado. "Desejo que as novas diretorias sigam levando a FIERGS e o CIERGS com a mesma força e vontade para continuarmos pensado o presente e o futuro do nosso Estado e do País", concluiu.

Publicado sexta-feira, 18 de Julho de 2014 - 0h00