Você está aqui

Especialistas em telecomunicações debatem segurança, tecnologia e novos negócios

Segurança, tecnologia e novos negócios foram os temas do IX Seminário de Telecomunicações realizado, nessa quinta-feira (15), pelo Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), durante a BITS 2014. Participaram profissionais de TI, engenharia de sistemas, engenharia da computação, empresários, operadoras de telefonia fixa e móvel, estudantes e profissionais da área de telecomunicações. "O empreendedor deste século 21 não pode ignorar a evolução da tecnologia de telecomunicações, porque impacta diretamente a sua competitividade na relação com mercados dinâmicos e globalizados. Por isso, precisa ter uma infraestrutura digital robusta, de alta capacidade e confiabilidade", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na abertura do evento.

De acordo com a representante do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Andréa Abreu Fattori, o marco civil da internet, que entra em vigor no País a partir de junho como Lei 12.965/14, promete garantir segurança e privacidade dos dados trafegados na web. Os principais eixos são: liberdade de expressão, direitos humanos, privacidade e proteção de dados, livre iniciativa e defesa do consumidor. Aprovada junto no projeto, a neutralidade de rede pressupõe que os provedores não podem ofertar conexões diferenciadas, por exemplo, para acesso somente a emails, vídeos ou redes sociais. Os provedores de conexão à web e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros, apenas quando não acatarem ordem judicial exigindo a retirada de publicações. Em relação ao marketing dirigido, as empresas de acesso não poderão "espiar" o conteúdo das informações trocadas pelos usuários na rede. Outro ponto de destaque é que o sigilo das comunicações dos usuários da internet não pode ser violado e não fica autorizado o registro das páginas e do conteúdo acessado pelo internauta.

O diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wilton Itaiguara Gonçalves Mota, falou que a empresa investe no desenvolvimento de soluções tecnológicas em Software Livre, como uma política estratégica que permite otimizar os recursos públicos, incentivar o compartilhamento de conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal, iniciativas do segmento acadêmico. São realizadas mais de 20 bilhões de transações online por ano e disponibilizados cerca de 4 mil serviços, entre eles a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).

Outras palestras abordaram a geração de valor para o negócio através da nuvem, o uso competitivo da tecnologia nos negócios, visão digistar no cenário das telecomunicações, conceitos de sustentabilidade em serviços telecom e provedores de internet − buscando um novo equilíbrio.

Publicado quinta-feira, 15 de Maio de 2014 - 0h00