ViraVida capacita jovens e promove aula inaugural para nova turma

Dez jovens receberam, na manhã desta quarta-feira, o diploma no curso de Assistente Técnico em Restaurante pelo projeto ViraVida. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e foi também o começo da etapa para outros 20 participantes que formaram uma nova turma e assistiram a aula inaugural. Desenvolvido pelo Sesi Nacional, o projeto promove a elevação da escolaridade e da auto estima de jovens entre 16 e 21 anos, em vulnerabilidade social ou que passaram por situação de abuso ou exploração sexual. "O Programa está em 20 Estados brasileiros e estamos trabalhando para ampliar este número. Queremos transformar essa iniciativa em politica pública para atender muitas outras pessoas", afirmou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. "Olhem para frente, deixem para trás o que passou. Não deixem que ninguém diga a vocês que não são capazes porque vocês têm talento e inteligência, só precisam de oportunidades", completou.

Em seu discurso, diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, ressaltou o quanto é " importante alguém que nos guie, que dê encaminhamento e uma chance de andar sozinho. Este o papel deste projeto, garantir um direito", afirmou. Além de Porto Alegre, Rio Grande, no Sul do Estado, é a segunda cidade gaúcha a receber o projeto. A meta da instituição é atender a 200 jovens ao ano no Rio Grande do Sul, com 100 vagas para cada município. Com o apoio do Sistema S, o programa oferece capacitação profissional, atendimento médico, odontológico, psicossocial, atividades de lazer e de cultura. Todos os participantes ganham uma bolsa de R$ 500,00, dos quais R$ 100,00 vão para uma conta poupança. Recebem ainda reforço escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 1° a 4° série, atendimento psicossocial, atividades de lazer e formação profissional (Senai/Senac), oficinas de empreendedorismo (IEL/Sebrae), visitas culturais e aula de dança de rua, informática, inglês (todos pelo Sesi), além de serviços odontológico e nutricional.

Em seu discurso, o diretor-superintendente do Sesi RS, Edison Lisboa, ressaltou o quanto é " importante alguém que nos guie, que dê encaminhamento e uma chance de andar sozinho. Este o papel deste projeto, garantir", um direito", afirmou.

Com o apoio de todo o Sistema S, o programa oferece capacitação profissional, atendimento médico, odontológico, psicossocial, atividades de lazer e de cultura a jovens entre 16 a 21 anos. Além de Porto Alegre, Rio Grande, no Sul do Estado, é a segunda cidade gaúcha a receber o projeto. A meta da instituição é atender a 100 jovens ao ano no Rio Grande do Sul.

Publicado quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014 - 0h00