4º Seminário ViraVida debate o poder jovem

Durante três dias, Brasília se transformou na capital do ViraVida, projeto do Sesi que trabalha para qualificar jovens de baixa renda, entre 16 e 21 anos. Com uma proposta socioeducativa, o programa promove a elevação da escolaridade, a profissionalização, o cuidado com a saúde, o fortalecimento dos vínculos familiares e a inserção desses adolescentes no mercado de trabalho. O 4º Seminário Nacional do ViraVida reuniu cerca de 500 alunos de todo o Brasil entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e foi uma oportunidade de reflexão sobre o tema "Poder Jovem − Inovar e Transformar". Foram realizadas dinâmicas de grupo, apresentações culturais e bate-papos, com nomes como o nadador Gustavo Borges, o médico Jairo Bauer e o ex-jogador de futebol Walter Casagrande.

O foco da iniciativa é atender jovens com história de vida marcada por experiências relacionadas a abuso e/ou exploração sexual. Segundo um levantamento divulgado durante o evento, cada R$ 1 investido no projeto, gera retorno de 46%. O estudo também mostra que o programa apresenta um impacto significativo na renda dos formandos. O aumento é, em média, de

R$ 183,55 na renda pessoal mensal − o valor representa um crescimento de aproximadamente 45% logo após a inserção no mercado de trabalho. No seminário, ainda foi anunciado que o governo do Distrito Federal se tornou o primeiro a adotar o programa ViraVira como uma política pública − uma das metas do Sesi Nacional é transformá-lo em política federal.

Cerca de 4 mil adolescentes já foram atendidos em todo o País. No Rio Grande do Sul, a primeira turma iniciou em julho de 2012 e já está formada, em cursos de Rotinas Administrativas, pelo Senai-RS, e Auxiliar de Cozinha, pelo Senac-RS. Um novo grupo iniciou as atividades em agosto e quase 20 alunos gaúchos marcaram presença no evento e, além de participar das atividades, apresentaram uma peça de teatro no encerramento do seminário. "O programa é uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e impulsionador do resgate da autoestima. Tudo que queremos é que, em breve, não seja mais necessária a existência do ViraVida", avaliou o presidente do Conselho Nacional do Sesi e idealizador do projeto, Jair Menegueli.

Publicado segunda-feira, 4 de Novembro de 2013 - 0h00