Atividade da indústria gaúcha avança 6,1% em julho

A atividade da indústria no Estado avançou 6,1% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado. Dos 17 setores industriais pesquisados, apenas quatro tiveram retração. "Os resultados estão em linha com o processo de recuperação moderada que vem sendo observado na indústria gaúcha, após dois anos de queda", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, acrescentando que todas as variáveis que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) ficaram positivas. O maior aumento ocorreu nas compras de matérias-primas (12,4%), o que sinaliza uma melhora no segundo semestre, com expansão da produção.

Nessa base de comparação, também cresceram: faturamento (11,3%), horas trabalhadas na produção (4,6%), emprego (1,3%), massa salarial (1,2%) e utilização da capacidade instalada (1,2%). Os setores com fortes avanços foram Máquinas e Equipamentos (17,2%), Veículos Automotores (15%), Borracha e Material Plástico (12,1%) e alimentos (6%). Já as quedas vieram de Impressões e Reproduções (-23,9%), Tabaco (-8,8%), Móveis (-3,6%) e Couro e Calçados (-2,5%).

Quando os sete primeiros meses do ano são comparados com o mesmo período de 2012, a indústria do Estado apresenta uma elevação de 4,7%. Neste caso, as compras de matérias-primas e o faturamento foram os destaques, ambos com aumento de 14% e 9,2%, respectivamente. Apenas o emprego ficou negativo (-0,4%), cuja desaceleração ocorreu em 10 dos 17 setores avaliados. "Nos últimos anos, o emprego cresceu, apesar de a atividade ter permanecido estagnada, o que estamos observando agora é um arrefecimento nas taxas de contratação em alguns setores", disse o presidente da FIERGS.

Publicado quinta-feira, 12 de Setembro de 2013 - 0h00