Edital Senai Sesi tem R$ 30,5 milhões para projetos inovadores

Estão abertas as inscrições para o Edital Senai Sesi de Inovação − edição 2013. Somados, os recursos para o desenvolvimento de projetos inovadores chegam a R$ 30,5 milhões. Desse total, R$ 20 milhões são para projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), R$ 7,5 milhões para projetos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e R$ 3 milhões em bolsas de pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital foi lançado nesta segunda-feira (22). No ano passado, dos 105 projetos aprovados, 15 foram do Rio Grande do Sul, sendo 13 do Senai-RS, um híbrido Sesi-RS e Senai-RS e outro só do Sesi-RS.

O edital é um incentivo à inovação tecnológica e à inovação em saúde, segurança, qualidade de vida, educação e cultura, apoiando o desenvolvimento de produtos, processos e serviços em indústrias de micro, pequeno, médio e grande portes. A intenção é fomentar as redes de inovação do sistema indústria. Podem concorrer empresas estabelecidas há pelo menos um ano.

As inscrições devem ser feitas pela internet, até 30 de setembro, no site: www.editaldeinovacao.com.br.

Serão avaliados o potencial inovador, o plano de negócio e a viabilidade econômica dos projetos inscritos. Os vencedores serão conhecidos em 13 de dezembro.

Desde a primeira edição até 2012, o Edital de Inovação já recebeu 1.588 propostas de projetos das áreas de alimentos e bebidas, automotiva, biocombustível, biotecnologia cerâmica, construção civil, couro e calçados, eletroeletrônica, gás natural, hidráulica e pneumática, metalmecânica, óptica, polímeros, software, têxtil, vestuário, entre outras. Ao todo, 412 projetos foram aprovados. Na história do Edital já foram investidos R$ 91,4 milhões em ideias inovadoras.

Publicado quinta-feira, 25 de Julho de 2013 - 0h00