Você está aqui

Inovação

Centro de Inovação Sesi atua em projetos de gestão de fatores psicossociais

O Fórum Econômico Mundial estima que os gastos relacionados a transtornos mentais e comportamentais podem chegar a US$ 6 trilhões no mundo até 2030 – já são a terceira causa de afastamento do ambiente laboral. Cerca de 90% dos brasileiros no mercado de trabalho lidam com algum grau de ansiedade e quase 50% com a depressão, segundo números da Internacional Stress Management Association (Isma). Em contrapartida, empresas que investem em saúde e segurança são mais competitivas e atingem melhores resultados.

Fórum IEL de Inovação debate a transformação da sociedade e os impactos nas empresas

A cultura da inovação das organizações a partir da diversidade, da comunicação e da mudança de comportamento esteve em debate no 8º Fórum IEL de Inovação, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi na quinta-feira, de forma on-line. O evento abordou também a transformação da sociedade e seus impactos nas estratégias das empresas e das pessoas pela nova realidade digital. Colunista da revista MIT Sloan Review Brasil, co-fundadora da Ponte, hub de diversidade e inclusão, e do cursinho popular Pré Enem Morro do Papagaio, Grazi Mendes tratou do tema Coragem é movimento de futuro.

Sesi-RS é Top Five em inovação 

O Sesi-RS ficou em segundo lugar no ranking do 17º Campeãs da Inovação, na categoria Entidades Empresarias, promovida pela Revista Amanhã e  IXL-Center. A primeira colocada foi a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Além do Sesi-RS, ficaram entre as cinco mais inovadoras o Sindilojas Porto Alegre, Instituto Desenvolver e ADVB-RS.  “A inovação é uma consequência do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sesi-RS, buscando sempre ser referência em suas áreas de atuação. O prêmio é um sinal de que o trabalho está sendo bem feito”, destaca o superintendente Juliano Colombo. 

Senai lança novas categorias na Plataforma Inovação para a Indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou quatro categorias na Plataforma Inovação para a Indústria que financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira.

As propostas selecionadas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de 26 Institutos Senai de Inovação, 58 Institutos Senai de Tecnologia e nove Centros de Inovação Sesi.

Senai-RS participa da Semana de Inovação

A Semana da Inovação Senai inicia nesta terça-feira com duas atividades que vão mobilizar os alunos da instituição em todo o Brasil. O Inova Senai, que terá a  apresentação de 80 projetos inovadores selecionados em unidades do País, separados pelas categorias Design, Eletromecânica, Gestão,  Metalmecânica, Processos Produtivos, Química, Sistemas Eletrônicos e Tecnologia da Informação. Os trabalhos estarão em uma Mostra Virtual e passarão por Rodadas de Negócios entre empresários. Estes vão indicar os melhores para a Banca Nacional, que sexta-feira vai escolher os que mais se destacaram.

Senai promove palestra sobre propriedade industrial

Patentes na velocidade da era digital é o webinar Soluções Senai que será realizado dia 22 de outubro, às 17h, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) com o examinador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI),  Roberto Strohaecker. No evento, que é gratuito, o especialista vai falar sobre estratégias de proteção da propriedade industrial,  e os novos programas do instituto que estão conseguindo acelerar os processos, deixando os trâmites mais rápidos. Strohaecker  também vai abordar os programas do INPI para fortalecer a pesquisa e a inovação.

Diversidade é tema do Diálogos para o Agora

As diferentes vivências, histórias e habilidades sociais podem ser uma importante ferramenta para fomentar a inovação. Além disso, com um quadro de funcionários que representam a diversidade de uma sociedade, as empresas desenvolvem maior capacidade de entender as demandas de seus clientes. Pensando no tema, o  Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) promove no dia 22 de setembro, às 15h30min,  o Diálogos para o Agora – Diversidade: Alavanca para a Competitividade das Empresas.