Você está aqui

Inovação

Centro de Inovação Sesi atua em projetos de gestão de fatores psicossociais

O Fórum Econômico Mundial estima que os gastos relacionados a transtornos mentais e comportamentais podem chegar a US$ 6 trilhões no mundo até 2030 – já são a terceira causa de afastamento do ambiente laboral. Cerca de 90% dos brasileiros no mercado de trabalho lidam com algum grau de ansiedade e quase 50% com a depressão, segundo números da Internacional Stress Management Association (Isma). Em contrapartida, empresas que investem em saúde e segurança são mais competitivas e atingem melhores resultados.

Finep lança programa Mais Inovação Brasil na FIERGS

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) sediou na manhã desta quarta-feira o Finep Day, com condução do gerente da região Sul da Financiadora de Estudos e Projetos, Bruno Camargo. O evento é uma parceria do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS, Finep, IEL-RS, Senai-RS, NAC e Instituto Caldeira. “O programa Mais Inovação Brasil conta com investimento de R$ 2,18 bilhões em subvenções econômicas, e a intenção é fomentar a inovação em diversos setores considerados estratégicos para o país”, explicou Camargo.

Indústrias têm prazo para propor desafios aos Projetos Integradores do Senai-RS

Até o dia 1º de março, as indústrias podem apresentar desafios para alunos de aprendizagem industrial e de cursos técnicos do Senai de todo o Estado para que busquem soluções em diversas áreas da produção industrial.  “O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) é um convite aberto às indústrias para colaborar e propor desafios que nossos alunos possam resolver, não apenas como um projeto educacional, mas como uma visão para o futuro da inovação industrial”, explica o diretor regional Carlos Trein.

Oportunidades na Gramado Summit

A inovação e seus impactos na indústria e no mundo foi o principal tema tratado no espaço comum da FIERGS, Sesi, Senai e IEL na Gramado Summit 2023, que encerra nesta sexta-feira, no Serra Park, em Gramado. As instituições puderam mostrar como fomentam o desenvolvimento de inovação das indústrias e geram oportunidades, que vão desde a conexão das empresas com startups, editais de inovação, relacionamento com ecossistemas e tendências de comportamento humano e estudos de futuro.

FIERGS, Sesi, Senai e IEL estarão na Gramado Summit

A FIERGS, Sesi, Senai e IEL estarão presentes em um espaço único na Gramado Summit 2023, apresentando o seu conceito de inovação e seus impactos na indústria e no mundo. A intenção é mostrar o que e como as instituições fomentam o desenvolvimento de inovação das indústrias e geram oportunidades, que vão desde a conexão das empresas com startups, editais de inovação, relacionamento com ecossistemas e tendências de comportamento humano e estudos de futuro.

Pesquisa mostra futuro do trabalho na indústria

A 11ª edição do Diálogos para o Futuro, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi RS (IEL-RS) em parceria com o Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS, debateu nesta quinta-feira (17) a pesquisa Talentos para Inovação – Indústria 4.0 e o futuro do trabalho, no Instituto Caldeira. O trabalho elaborado pela Sarau e IEL, levantou questões como transformação digital e cultural, comunicatividade, diversidade e outros que foram debatidos entre estudantes, empresários, RHs e especialistas.

IEL-RS lança programa para conectar startups e indústria IEL LAB tem parceria do Sesi e Senai

O Instituto Euvaldo Lodi (IEl-RS), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com Sesi-RS e Senai-RS, lançou durante a Mercopar o programa IEL LAB, que tem como objetivo conectar startups e indústrias através da aceleração de projetos inovadores, da educação para novos modelos de negócios e da inserção no ecossistema de inovação. 

Nesta edição, o programa se divide em três pilares:

Sesi e Senai estarão no Sapiranga Summit

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) estarão presentes nas atividades do Sapiranga Summit. O evento ocorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro, em formato hibrido, e terá suas atividades presenciais divididas entre o Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck e o Espaço Sesi do município. 

O Sapiranga Summit é voltado para a inovação no Vale do Sinos e busca fomentar o comportamento empreendedor na região. A convenção impactará um total de 20 mil pessoas, além de contar com a presença de 50 speakers e 200 instituições.