Conhecendo a Indústria leva o Poder Judiciário à Braskem

Juízes, procuradores, desembargadores e advogados trabalhistas estiveram na Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo, nesta sexta-feira, para conhecer a estrutura de funcionamento da empresa. A visita faz parte do programa Conhecendo a Indústria, desenvolvido pelo Sistema FIERGS. "O objetivo é abrir os portões das fábricas para que o Poder Judiciário possa verificar a realidade dos funcionários da indústria e os desafios diários do setor", ressaltou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante a primeira edição de 2013.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo da empresa, que é a maior petroquímica das Américas e conta com 7 mil funcionários em todas suas unidades. "Estamos muito satisfeitos em receber esse projeto na nossa empresa. É um momento de os representantes do Poder Judiciário pararem para conhecer a realidade industrial de perto", afirmou o conselheiro da Braskem, Alfredo Tellechea. Também foi realizada visita à unidade do Senai-RS na empresa, onde são ministrados cursos de formação de operadores para técnicos em química.

Integraram o grupo representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, da Procuradoria Geral do Estado e da Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Rômulo Pizzolatti, que já esteve em outras edições do evento, destacou a importância de participar. "É muito diferente tomar decisões com base em imagens e relatos, do que acompanhando a realidade. A segunda opção é muito mais construtiva", avaliou Pizzolatti.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Maria Helena Mallmann, em sua primeira participação, concorda. "Essa iniciativa da FIERGS é muito válida e contribui com o desempenho das atividades dos juízes. Ela possibilita que os participantes tomem decisões com muito mais propriedade", opinou.

À tarde, o grupo conheceu o Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem e a unidade produtiva da Polo Films, indústria da terceira geração da cadeia petroquímica.

Publicado sexta-feira, 17 de Maio de 2013 - 0h00