Você está aqui

Müller defende união por demandas para a competitividade

"Somente com a presença de indústrias estruturadas as cidade do interior do Estado conseguem manter sua população e consequentemente o desenvolvimento. Guaporé é um desses exemplos com suas indústrias de joias, lingerie e metal-mecânica". A afirmação é do presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na abertura do encontro com mais de 100 empresários nesta quinta-feira (21), no Clube União, em Guaporé. Ele lembrou de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta queda de população em 52% dos municípios gaúchos entre 2000 e 2010 − a maioria deles não conta com indústrias. "O que reduz o crescimento dos municípios", complementou.

Um recado deixado por Müller foi a necessidade de união entre os empresários para a conquista de pleitos e benefícios em prol da competitividade. "Precisamos buscar o senso comum para que o Rio Grande do Sul volte a elevar sua importância econômica para o Brasil", sugeriu. Outro dado apresentado por ele diz respeito à produtividade do trabalho no País. Enquanto no Canadá um trabalhador produz US$ 115 para o PIB, no mesmo período, o brasileiro gera US$ 21 − quase seis vezes menos. Nesse sentido, ressaltou que o único índice industrial que registrou elevação em 2012 foi o de salários, com alta de 5%. "Ou seja, um crescimento de massa salarial descolado da produtividade, o que corrói a competitividade industrial", afirmou. Antes da palestra, o presidente participou de reunião com empresários e representantes de entidades, onde ouviu demandas da região, que inclui a pavimentação de estrada entre Guaporé e Bento Gonçalves.

Também foram realizadas visitas ao Senai da cidade e ao Centro de Atividades do Sesi. No local, é possível que os empresários exportadores da região façam a emissão do Certificado de Origem - documento exigido para determinadas vendas externas. A FIERGS é uma das únicas entidades credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para emissão do certificado. As indústrias as Sulmaq, fabricante de sistemas de abate para carne vermelha e de porco, a Condor, produtora de joias, e a Elegance, de lingerie, receberam a comitiva.

Publicado sexta-feira, 22 de Março de 2013 - 0h00