Você está aqui

Alunos do Senai-RS se preparam para a final da Olimpíada do Conhecimento 2012

A 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento terá a participação de 46 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS). O maior torneio de educação profissional das Américas ocorrerá de 12 a 18 de novembro deste ano, no Anhembi, em São Paulo. A etapa estadual, realizada durante o mês de maio em diversas cidades, teve a participação de 140 alunos da instituição competindo em 38 modalidades.

Na competição, 576 estudantes do Senai, 62 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) mostram habilidades técnicas e pessoais em 54 profissões, das quais 50 são da indústria e quatro dos setores de comércio e de serviços − Cabeleireiro, Cozinha, Serviço de Restaurante e Técnico em Enfermagem. Nas provas, elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Todos são avaliados em diferentes quesitos, e vencem o torneio os alunos que conseguem as melhores notas.

A cada ano, o torneio nacional ganha dimensões ainda maiores. Os 600 inscritos de 2012 representam quase seis vezes mais que a primeira edição da Olimpíada, realizada em 2001, em Brasília, quando participaram 111 estudantes. O número de ocupações profissionais do torneio também aumentou, passou de 26, em 2001, para 54, em 2012. Dessas, 52 são oficiais da competição e duas são demonstrativas. Entre as ocupações incorporadas nesta edição da Olimpíada estão impressão offset, tecnologia de edificação, pintura automotiva, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e estruturas metálicas. Outras que estão na competição recentemente são robótica móvel, sistema de construção drywall e sistema de transporte de informação.

A Olimpíada do Conhecimento acontece em diversas etapas: dentro da escola, no Estado e no Brasil. Nas seis edições já realizadas, o Estado obteve 25 medalhas de ouro, 20, de prata e 27, de bronze. Os melhores do País participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills), onde no ano passado a dupla de Mecatrônica (Caxias do Sul) recebeu medalha de ouro. O próximo ocorre em 2013, em Leipzig, na Alemanha.

Publicado sexta-feira, 21 de Setembro de 2012 - 0h00