União é o caminho na busca por soluções aos problemas enfrentados pela indústria no Estado

A importância da associação entre representantes da sociedade, poder público e privado na busca de soluções para os problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul. Esse foi um dos pontos defendidos pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, em palestra realizada em Panambi, região Noroeste do Estado, nesta quinta-feira. Ele afirmou ser fundamental o diálogo com os governos estadual e federal. "Muitas vezes, a visão das autoridades não alcança os impactos setoriais e regionais de suas decisões. Temos levado avaliações dessas realidades locais ao Ministério do Desenvolvimento e outras autoridades. Por isso, é importante que as dificuldades e propostas de resolução cheguem até nós", destacou Müller para empresários e representantes políticos do município.

Também foi assinado um termo de cooperação com a prefeitura e a Associação Comercial e Industrial (ACI), para a instalação de uma nova unidade do Senai-RS. Na cidade, Müller visitou o Senai-RS, o Sesi-RS e a indústria Bruning Tecnometal, fabricante de estruturas metálicas para automóveis, colheitadeiras e caminhões, que emprega três mil pessoas no município.

Ao final da tarde, o presidente da FIERGS esteve em Ijuí. Durante reunião na sede da ACI, ouviu e trocou ideias com empresários. Ele recebeu, ainda, algumas demandas da região relativas ao Senai-RS e ao Plano Brasil Maior. "Criamos um comitê de acompanhamento desse plano. Essa estrutura está aberta e receptiva ao encaminhamento de problemas e propostas de solução", informou o presidente.

Em seguida, Müller participou de um jantar e palestra na Sociedade Ginástica de Ijuí (Sogi). Em sua explanação, posicionou-se favorável à descentralização da industrialização no Estado. "Precisamos estimular o desenvolvimento das indústrias já existentes e atrair novas unidades para o interior, de forma a mantermos a população nessas localidades. Somente com indústria há desenvolvimento econômico e social", reforçou.

Na cerimônia, Heitor José Müller foi homenageado e recebeu do prefeito do município, Fioravante Batista Ballin, o certificado de Hóspede Oficial de Ijuí, concedido a pessoas representativas presentes na cidade. A agenda também incluiu visitas ao Centro de Educação Profissional do Senai na cidade e ao Centro de Lazer do Sesi.

Posse Sesi e Senai

Os encontros em Panambi e Ijuí também foram marcados pela posse oficial dos presidentes dos Conselhos Consultivos do Sesi e do Senai nos dois municípios. Em Panambi, o conselho do Sesi será presidido por Otto Trost, e do Senai, Ingomar Brune. Em Ijuí, assumem Claudio Ott (Sesi) e Marcos Kieling (Senai).

Publicado sexta-feira, 18 de Maio de 2012 - 0h00