FIERGS quer choque de industrialização

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, disse aos industriais da região de Bento Gonçalves nesta segunda-feira (9) que o País necessita de um choque de industrialização urgente. O tema foi abordado em encontro no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC). Recebido antes da palestra pelo presidente da CIC, Jordano Zanesco, Müller ouviu dos industriais os pleitos da região.

O presidente da FIERGS salientou que em 2012 há três questões que devem ser superadas: a crise do euro, que limita o mercado, a desindustrialização e, no Rio Grande do Sul, os efeitos da estiagem. "Vamos falar em industrialização, que é o que precisamos: de um choque de industrialização", alertou. "Para isso, precisamos rever pontos como o câmbio, a tributação e os investimentos em infraestrutura.

A arbitragem do câmbio não é considerada protecionismo pela OMC", lembrou. Conforme Müller, no Brasil a tributação é sobre a indústria enquanto em outros países a incidência é sobre o consumo. "Deveria haver a desoneração da indústria transferindo a arrecadação para outros setores", opinou. "Se isto fosse feito, recuperaríamos muito da nossa competitividade e estaríamos aptos a buscar novos mercados", falou. Com relação à seca, o industrial afirmou que já houve uma audiência com o governador Tarso Genro, juntamente com a Farsul, a fim de discutir políticas especiais no Estado.

Heitor José Müller destacou as medidas das políticas industriais dos governos estadual e federal, denominando-as como carta de intenções. "Implantamos um grupo de monitoramento na FIERGS. Teremos uma sinaleira: as medidas que avançam, em verde, as que ficam pendentes, em amarelo, e as que não passaram do anúncio, recebem a cor vermelha", disse. "Esperamos receber as sugestões e as sinalizações dos sindicatos industriais e das entidades locais, que vivem suas realidades", declarou.

Jordano Zanesco ressaltou a importância de unir forças com a FIERGS "para termos ainda mais força para pleitear e obter questões que são importantes para a economia da região", concluiu o presidente do CIC.

Após a palestra, Müller visitou a indústria Multimóveis, que tem 286 funcionários, o Centro Esportivo do Sesi, o Centro de Atividades do Sesi e o Centro Tecnológico do Mobiliário Senai.

Publicado Terça-feira, 10 de Abril de 2012 - 0h00