Integração de competências resulta em bons dirigentes

A integração de competências racionais e emocionais resulta em um dirigente. Esta foi a conclusão da palestra da professora da PUC de Minas Gerais, Betania Tanure, no 3º Meeting de Gestão de Pessoas, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, esta manhã, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Betania, que também é consultora de empresas e autora de livros como Estratégia e Gestão Empresarial, com Sumantra Ghoshal (da London Business School), Gestão de Pessoas: Virtudes e Pecados Capitais, com Paul Evans (Insead), fez uma análise dos desafios empresariais neste momento de mudanças e o papel das lideranças.

Betânia destacou que uma das questões é entender a cultura organizacional da empresa e tentar valorizar os pontos positivos e administrar os pontos negativos. "Nenhuma cultura é só lado sol, também há o lado sombra", disse ela, "e ele sempre existirá". A professora salientou ainda que o bom gestor deve ter capacidade de identificar, mesmo quando a empresa está bem, os problemas que poderão ocorrer em três ou cinco anos e saber mudar. "O bom gestor tem as competências racionais, que são a estratégia e o conhecimento dos processos e estruturas da organização, e o líder tem as competências emocionais, que é a gestão da cultura e o estilo de liderança", enfatizou. "Quando uma pessoa une esses dois conhecimentos, se torna um dirigente", concluiu.

Publicado sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011 - 0h00