Senai-RS aumenta a formação de soldadores em Rio Grande

Desde esta segunda-feira, a cidade de Rio Grande está em um novo patamar em relação ao preparo de trabalhadores para a indústria oceânica. O novo laboratório de soldagem do Centro de Educação Profissional Senai João Simplício, inaugurado na segunda-feira (8) pelo presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, vai ampliar a formação de profissionais da área, uma das maiores necessidades dos setores de Construção Naval e Offshore, que têm se instalado na região nos últimos anos. "A FIERGS se manterá sintonizada com a direção dos ventos que apontam para a consolidação da nova economia no Rio Grande do Sul. Como esta nova economia lançou âncoras consistentes em Rio Grande, o Sistema FIERGS, através do Senai e do Sesi, pretende fortalecer sua presença no município", disse ele no discurso de abertura.

O laboratório é formado por 50 cabines para a prática de soldagem, uma sala de esmirilhamento, uma de preparação de corpo de prova, três salas de aula, além de um auditório para 180 pessoas. O laboratório tem como objetivos capacitar profissionais na área de soldagem nos processos eletrodo revestido; MIG/MAG; MAG (Arame Tubular); TIG; Arco Submerso; entre outros; e na área de fabricação e preparação mecânica nos processos Oxicorte; corte com plasma e esmerilhamento. Além disso, poderá realizar testes para qualificação e requalificação de soldadores, em conjunto com as entidades classificadoras e atendendo à necessidade das empresas; desenvolver treinamento para formação de inspetores de soldagem, em parceria com os órgãos de treinamento regulamentados; e transferir tecnologia na área com palestras, workshops e minicursos.

Atualmente, a escola tem entregue ao mercado de trabalho cerca de 80 soldadores a cada três meses e realizado cursos dentro das principais empresas do município para tentar suprir a demanda. A intenção, com este novo laboratório, é triplicar a capacidade de atendimento na área nos próximos meses. "Este trabalho, que o Senai amplia, é fruto do envolvimento de todos os setores da sociedade. A atuação coletiva leva para que todas as orientações aconteçam no mesmo sentido. Isto fez com que o Senai projetasse o Polo Naval antes mesmo de que ele acontecesse", comentou o presidente do Conselho Consultivo da unidade, Hugo Luiz Santana da Rosa.

Para o vice-presidente regional do CIERGS, Vittorio Antônio da Silva Ardizzone, não há como a região pensar nos municípios isoladamente. Segundo o empresário, esta obra sinaliza o novo momento da região. "A mudança do perfil produtivo exige adequações, que não podem acontecer isoladamente. A região sabe que, neste sentido, Sesi, Senai e IEL terão uma função fundamental para que possamos entrar definitivamente numa nova era".

Publicado segunda-feira, 8 de Agosto de 2011 - 0h00