Região Sul faz planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas

O Projeto Sul Competitivo foi detalhado na reunião do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, na tarde de terça-feira (28). A iniciativa do Fórum Industrial Sul, composto das Federações das Indústrias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem como objetivo obter o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas, de toda a região, no contexto do Mercosul, integrando física e economicamente os três Estados envolvidos.

De acordo com o vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, "a ação é uma colaboração da iniciativa privada para os governos municipais, estaduais e federal para tornar o setor produtivo mais competitivo". Já o coordenador do Coinfra, Ricardo Portella Nunes, destacou que "o projeto só avançará de forma exitosa com a realização de um retrato transparente da situação de toda a cadeia produtiva que envolve, por exemplo, a indústria, desde a origem dos produtos até o destino final".

Os consultores da empresa Macrologística, Renato Pavan e Olivier Girard, responsáveis pela execução dos trabalhos, explicaram que a integração técnica dos modais (portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, dutovias e rodovias) pode gerar redução de custos e dar rapidez a todo o sistema de circulação de mercadorias. Durante a primeira fase, uma equipe formada por 12 profissionais fará um amplo diagnóstico das condições de infraestrutura de transporte na região Sul e no Mercosul. O grupo estudará também as 18 principais cadeias produtivas, com destaque para aquelas com maior volume de produção, exportação e importação nos segmentos industrial, agropecuário e de extrativismo mineral e florestal, levantando gargalos logísticos e respectivas soluções.

Publicado quarta-feira, 29 de Junho de 2011 - 0h00