Você está aqui

Infraestrutura

FIERGS discute alternativas para o modal ferroviário no Rio Grande do Sul

O modal ferroviário no Rio Grande do Sul foi tema de uma reunião via web realizada, nessa segunda-feira (18), entre a FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), o senador gaúcho Luis Carlos Heinze e líderes empresariais de diferentes setores. Um dos objetivos da videoconferência, mediada pelo coordenador do Coinfra, Ricardo Portella, foi o de levar propostas à empresa Rumo, que detém a concessão no Estado, para investimentos que permitam a reativação de trechos da malha que estão desativados.

Especialistas discutem alternativas para a logística e transporte de cargas no RS

Para discutir a logística e as cadeias de suprimento sob a ótica da infraestrutura necessária e dos desafios do comércio exterior brasileiro, especialistas se reuniram na FIERGS durante o 2º Seminário Logística e Cadeias Globais. Os participantes apresentaram a situação da logística no Rio Grande do Sul pensando o presente e o futuro do transporte de cargas no Estado do ponto de vista dos modais aéreo e marítimo, sugerindo alternativas em busca da superação dos principais gargalos.

FIERGS solicita medidas para que empresas possam preservar empregos diante da calamidade no RS

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) encaminhou ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, um documento solicitando a edição de uma norma específica para disciplinar os meios pelos quais as empresas estabelecidas em território gaúcho possam valer-se da Lei nº 14.437/2022.

Projetos de infraestrutura em Rivera poderão trazer benefícios ao comércio internacional do RS

Com um investimento de US$ 12,8 milhões e previsto para ser inaugurado em novembro deste ano, o Aeroporto Internacional de Rivera, a poucos quilômetros da fronteira com a cidade gaúcha de Santana do Livramento, aproximará ainda mais o Brasil do Uruguai, reduzindo o custo de importações, exportações e de produtos, unindo os dois países em um “processo de competitividade regional”.

Sistema FIERGS promove ações de ajuda para a reconstrução de cidades no Vale do Taquari

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), implementou um plano emergencial para ajudar as cidades do Vale no Taquari afetadas pelas chuvas de setembro. Os Bancos Sociais da FIERGS também integram a iniciativa. O objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas, um compromisso das instituições com a sociedade, além de colaborar com a recuperação dos municípios atingidos.

Fórum de Geração Distribuída tratou sobre alternativas de negócio no mercado de energia

Com o tema “Oportunidades de negócio e empreendedorismo no mercado de energia”, a sétima edição do Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis do RS (Fórum GD) ocorreu, nessa sexta-feira, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “Há sete anos, nos reunimos nesse fórum para debater alternativas para o fornecimento energético seguro, eficiente e sustentável. Em todo esse período, nos deparamos com diferentes formas de desafios para tornar a energia uma aliada da competitividade das empresas.

Sesi-RS transforma evento e destina recursos para o Vale do Taquari

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), decidiu destinar ao Vale do Taquari os investimentos que seriam feitos para a realização do evento Sesi Com@Ciência. Assim, a iniciativa, que ocorreria nos dias 10 e 11 de outubro, está cancelada este ano no Centro de Eventos FIERGS e os recursos materiais e humanos serão alocados a fim de colaborar com o poder público e as entidades da sociedade na revitalização da educação dos municípios atingidos.

FIERGS propõe criação de Programa Emergencial de Recuperação Econômica

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) encaminhou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, sugestões para a criação de um Programa Emergencial de Recuperação Econômica voltado para a recomposição produtiva das regiões do RS mais atingidas pela calamidade climática. O documento, assinado pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, propõe três ações principais:

Com capacidade para mais de mil alunos, Sesi-RS começa construção de escola em Lajeado

Uma nova escola do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) começa a ser construída em Lajeado, no Vale do Taquari. A solenidade de início oficial das obras ocorreu nesta quarta-feira (22), no Sesi Lajeado (Av. Amazonas, 1815, Universitário). Até 2027 o complexo educacional atenderá a mais de mil alunos, incluindo Ensino Médio em tempo integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atividades de contraturno tecnológico. Na última terça-feira, também ocorreu evento que marcou o início da construção de uma escola do Sesi em Canoas.