Você está aqui

Infraestrutura

FIERGS discute alternativas para o modal ferroviário no Rio Grande do Sul

O modal ferroviário no Rio Grande do Sul foi tema de uma reunião via web realizada, nessa segunda-feira (18), entre a FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), o senador gaúcho Luis Carlos Heinze e líderes empresariais de diferentes setores. Um dos objetivos da videoconferência, mediada pelo coordenador do Coinfra, Ricardo Portella, foi o de levar propostas à empresa Rumo, que detém a concessão no Estado, para investimentos que permitam a reativação de trechos da malha que estão desativados.

FIERGS defende importância da construção do porto de Arroio do Sal

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Claudio Bier, reforçou nesta sexta-feira (27) a importância do anúncio de assinatura do contrato para a construção do porto de Arroio do Sal. “O novo porto é importante para diversificar a oferta de estrutura logística do Rio Grande do Sul, hoje baseado somente em Rio Grande”, ressaltou.

Embaixadora da UE trata dos impactos das enchentes no RS para a indústria

A importância do setor industrial gaúcho na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes foi um dos assuntos tratados pela embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, com o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. A embaixadora esteve na FIERGS, nesta quarta-feira (18), e buscou informações sobre o impacto das enchentes para o Estado. Bier destacou a atuação e a importância de diferentes setores da indústria especialmente neste período de reconstrução que o RS atravessa.

CNI lança panorama da infraestrutura da Região Sul

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança nesta segunda-feira (29) o relatório “Panorama da Infraestrutura – Edição Sul”, com o detalhamento do setor na Região Sul. O estudo mostra um panorama das áreas de transporte, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e saneamento básico, bem como identifica gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos três estados do Sul.

Presidente da FIERGS conhece detalhes sobre o novo centro de logística de Guaíba

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, recebeu o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, na quinta-feira, quando conheceu detalhes sobre o centro de logística da empresa Lebes, a ser instalado na cidade. O complexo, com um investimento estimado em R$ 500 milhões, está sendo erguido às margens da BR-116, em um terreno de 63 hectares e mais de 300 mil metros quadrados de área construída. Abrigará sete pavilhões, um atacarejo, hotel, posto de gasolina, restaurante e um ponto para helicóptero.

FIERGS apresenta estudos de irrigação ao novo presidente da Assembleia Legislativa

Projetos de irrigação no Rio Grande do Sul devem se tornar políticas de Estado independentes de governos. Diante dessa constatação, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu, nesta segunda-feira (19), o novo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, durante a reunião conjunta dos Conselhos de Articulação Parlamentar (Coap), da Agroindústria (Conagro), de Meio Ambiente (Codema) e de Infraestrutura (Coinfra).

Especialistas discutem alternativas para a logística e transporte de cargas no RS

Para discutir a logística e as cadeias de suprimento sob a ótica da infraestrutura necessária e dos desafios do comércio exterior brasileiro, especialistas se reuniram na FIERGS durante o 2º Seminário Logística e Cadeias Globais. Os participantes apresentaram a situação da logística no Rio Grande do Sul pensando o presente e o futuro do transporte de cargas no Estado do ponto de vista dos modais aéreo e marítimo, sugerindo alternativas em busca da superação dos principais gargalos.

FIERGS solicita medidas para que empresas possam preservar empregos diante da calamidade no RS

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) encaminhou ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, um documento solicitando a edição de uma norma específica para disciplinar os meios pelos quais as empresas estabelecidas em território gaúcho possam valer-se da Lei nº 14.437/2022.

Projetos de infraestrutura em Rivera poderão trazer benefícios ao comércio internacional do RS

Com um investimento de US$ 12,8 milhões e previsto para ser inaugurado em novembro deste ano, o Aeroporto Internacional de Rivera, a poucos quilômetros da fronteira com a cidade gaúcha de Santana do Livramento, aproximará ainda mais o Brasil do Uruguai, reduzindo o custo de importações, exportações e de produtos, unindo os dois países em um “processo de competitividade regional”.

Sistema FIERGS promove ações de ajuda para a reconstrução de cidades no Vale do Taquari

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), implementou um plano emergencial para ajudar as cidades do Vale no Taquari afetadas pelas chuvas de setembro. Os Bancos Sociais da FIERGS também integram a iniciativa. O objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas, um compromisso das instituições com a sociedade, além de colaborar com a recuperação dos municípios atingidos.