FIERGS faz alerta às indústrias sobre acordo Mercosul e União Europeia

As indústrias do Rio Grande do Sul têm até o dia 4 de fevereiro para formular uma proposta de redução de tarifas e de seu prazo para o Acordo de Livre Comércio Mercosul e União Europeia, em atendimento à consulta do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. São 9.877 produtos com a redução de alíquotas para importação e exportação por período, que vão de imediato a 18 anos. "Todos os setores industriais devem tomar conhecimento e apresentar suas propostas", alerta o presidente da FIERGS, Paulo Tigre. Ele salienta que este será o maior acordo do mundo, que envolverá 750 milhões de consumidores e que se deve ter muito cuidado, pois a negociação está progredindo muito rapidamente. "Em março a lista brasileira de ofertas deverá estar consolidada para ser negociada com o Mercosul e a intenção é concluir a negociação até o final do primeiro semestre", destaca.

Neste sentido, a Federação das Indústrias, por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, promove um encontro dia 1º fevereiro com 40 empresas e entidades gaúchas, responsáveis por mais de 70% das exportações para a União Europeia, a fim de obter a consolidação das propostas. O coordenador do Grupo Temático de Negociações Internacionais da FIERGS, Frederico Behrends, destaca, porém, que a reunião está aberta a todos os setores que quiserem participar. Além do encontro, os interessados podem se pronunciar ao Concex, pelo e-mail concex@fiergs.org.br ou pelos telefones (51) 3347 8790 / 3347 8126.

A consulta do MDIC está baseada na lista de ofertas discutida de 2004 e podem ser conhecidas pelo site: http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1294416668.xls

Publicado quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011 - 0h00