Representatividade

FIERGS destaca que mudanças constantes e restrições às atividades da indústria geram insegurança

A ampliação das restrições às atividades da indústria determinada em decreto pela prefeitura de Porto Alegre, nessa terça-feira (23), traz mais perdas ao setor e desorganiza a economia privada, já bastante afetada pela pandemia provocada pelo coronavírus, avalia a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A entidade, desde o início da crise, defende o equilíbrio entre os cuidados com a saúde da população e a economia. “Essas constantes alterações e mudanças de uma semana para outra nos dão muita insegurança.

FIERGS manifesta preocupação com troca de bandeiras

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) manifesta preocupação com as mudanças para bandeiras restritivas em função da Covid-19, atingindo diversas Regiões gaúchas. Segundo a entidade, as alterações promovidas como decorrência do modelo adotado pelo Executivo estadual não podem gerar insegurança a empreendedores e empregados por não saberem quando e como poderão trabalhar, desorganizando completamente a economia privada.

A INDÚSTRIA ASFIXIADA E O ESTADO SOB PRESSÃO

Desde o início da pandemia, a indústria gaúcha vem registrando uma descomunal queda no seu nível de atividade. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, 60% das empresas apresentam queda intensa na produção fabril, e 72% apontam redução drástica de faturamento. Essa realidade leva ao fechamento de vagas de trabalho, como lamentavelmente mostrou o recente relatório do Caged :  1,1 milhão de brasileiros ficaram sem emprego formal nos meses de março e abril.

Preocupação é a de manter empresas ativas e pessoas com renda, diz presidente da FIERGS

A indústria deve tomar a frente na retomada que o Brasil necessita após  superada a grave crise do coronavírus, entende o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, em manifestação pelo Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio. Para essa recuperação ocorrer, porém, será fundamental medidas que preservem o setor, além da continuidade do ajuste fiscal e das reformas estruturais que o Brasil vinha implementando, entre elas a venda de empresas estatais que não são estratégicas para o País.

Presidente da FIERGS e vice-presidente Mourão debatem os reflexos da crise para o Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, sugeriu na manhã dessa sexta-feira (15), ao participar de uma live com o vice-presidente da República general Hamilton Mourão, que o Governo Federal crie um fundo para socorrer diretamente as empresas, com linha direta, de R$ 40 ou 50 bilhões. A ideia, segundo Petry, é “irrigar a economia” brasileira em um momento tão crítico, abalada pela forte crise provocada pela pandemia do coronavírus, sem precisar passar pela burocracia das instituições bancárias.

FIERGS destaca que restrição ao comércio afeta recuperação da indústria e do emprego

O novo decreto de distanciamento controlado do governo do Estado, que passou a valer essa semana, pouco altera a situação da indústria, pois mantém o funcionamento parcial do setor, apenas estabelecendo cores de bandeiras para cada região com maior ou menor risco de contágio pelo coronavírus. Porém, como continuam as limitações severas ao comércio nos municípios gaúchos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) ressalta ser esse um fator a influenciar nas retomadas da indústria e do emprego, que levarão ainda mais tempo.

Programação de Hannover começa com Fórum Brasil-Alemanha

O Fórum de Investimentos Brasil- Alemanha: Atualizando a Parceria Bilateral abrirá a programação oficial da missão brasileira logo no primeiro dia da Feira de Hannover, em 22 de abril. O presidente da FIERGS e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Porcello Petry, representa a CNI neste que é considerado o principal evento de tecnologia industrial do mundo. Ele lidera a delegação do País com mais de 240 participantes – 80 deles do Rio Grande do Sul –, incluindo representantes de empresas, entidades e do governo do Estado do RS.

FIERGS apresenta “Plano C” ao aumento de imposto

Em carta enviada ao governador Eduardo Leite, com os resultados da arrecadação de ICMS no primeiro trimestre deste ano, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, lançou uma alternativa aos planos A e B assim denominados pelo Estado, sendo respectivamente a elevação da alíquota do imposto para 19,5% ou o corte dos incentivos fiscais das empresas.

FIERGS e CIERGS propõem que Governo do Estado aguarde até junho para decidir sobre alíquotas do ICMS

As diretorias da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS), em reunião realizada na noite de terça-feira (9), se manifestaram pela manutenção do regime fiscal vigente no Estado, aguardando o comportamento da arrecadação no primeiro semestre de 2024. Segundo as diretorias, a receita do ICMS no primeiro trimestre indica crescimento e equilíbrio orçamentário ao final do ano.

FIERGS, Sesi, Senai e IEL estarão na Gramado Summit

A FIERGS, Sesi, Senai e IEL estarão presentes em um espaço único na Gramado Summit 2024, apresentando o seu conceito de inovação e seus impactos na indústria e no mundo. A intenção é mostrar o que e como as instituições fomentam o desenvolvimento de inovação das indústrias e geram oportunidades, a frente de todos os avanços que impulsionam o trabalho, a inovação e a tecnologia.