Inovação em Telecomunicações será tema de debate

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), por meio da Faculdade Senai de Tecnologia e do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (Ceta Senai), promove nos dias 1º e 2 de dezembro, o Seminário Internacional da Inovação em Telecomunicações − "Perspectivas e Oportunidades para a inovação na cadeia de Telecomunicações". O evento, que será realizado no Auditório da Faculdade Senai de Tecnologia (Av. Assis Brasil, 8450) busca difundir a cultura da inovação e sua importância estratégica para o setor, incentivando o aprimoramento tecnológico e científico e o intercâmbio de informações, de forma a promover a competitividade, incrementando a participação das empresas gaúchas no mercado e as relações comerciais na cadeia de telecomunicações. O seminário ainda visa sensibilizar e mobilizar os atores envolvidos com a cadeia produtiva do setor de telecomunicações no Rio Grande do Sul. Empresários de pequenas e médias empresas do setor de telecomunicações, universidades e institutos de pesquisa, e empresas que usam tecnologias, sistemas e serviços de telecomunicações como meio de alavancar seus negócios são o público alvo do seminário.

Com o objetivo de estabelecer a visão de cenários inovadores na área de telecomunicações em termos de pesquisa e desenvolvimento, com especial enfoque na área de Gestão da Inovação, a primeira sessão do seminário contará com a palestra Internet do Futuro, por Pedro Maló, da Universidade Nova de Lisboa. O Ceta Senai, a Tecnosinos e a Tecnopuc também participam.

O segundo painel vai abordar a oferta e a demanda na pesquisa e qualificação para a área de Telecomunicações. Para tanto, os envolvidos buscarão delinear de que maneira as principais instituições de ensino inovam na formação de profissionais para o mercado de telecomunicações, em contraposição com as demandas do setor, tanto atuais quanto projetadas. Também será verificada a contribuição, em termos de inovação, das pesquisas acadêmicas em desenvolvimento, em vista das necessidades de oferta das empresas do mercado.

A terceira sessão terá as Políticas Públicas, Fontes de Recursos e Mercado para Desenvolvimentos em Telecomunicações como tema. A meta é evidenciar o panorama dos incentivos, fontes e políticas públicas para a obtenção de recursos para o desenvolvimento do mercado do setor de telecomunicações, para a criação de ambientes propícios para a inovação nas empresas do setor. Participam representantes da Finep, Telebrás, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Procempa e outros.

A sessão conclusiva será comm a apresentação de cases de mercado, buscando propiciar a melhor compreensão dos principais fatores de sucesso da inovação na prestação de serviços no setor de telecomunicações. Inclusive serão abordados de que forma os fatores regulatórios contribuem ou inibem a inovação no setor, assim como qual o impacto da inovação na conquista de novos clientes.

Inscrições no site: www.siitsenai.com.br

Publicado sexta-feira, 26 de Novembro de 2010 - 0h00