Programa Conhecendo a Indústria visita empresas no Vale do Sinos

Três indústrias da Região Metropolitana de Porto Alegre foram visitadas nesta sexta-feira por integrantes do sistema judiciário. Nesta edição do programa Conhecendo a Indústria, criado pelo Sistema FIERGS para apresentar a realidade do setor, participaram cinco magistrados do Tribunal Regional do Trabalho, que conheceram as empresas Metalúrgica Imac, em Sapucaia do Sul e Ferramentas Gedore Brasil e Auto Peças Schuck, em São Leopoldo.

Em cada uma das unidades, os convidados puderam conferir detalhes da rotina produtiva, desde aspectos gerenciais como pontos específicos da linha de produção, passando pelo funcionamento das máquinas e rotina dos colaboradores. "Nós cremos que este tipo de ação é importante pra mostrar que há uma preocupação do setor industrial em elevar a qualidade da relação capital-trabalho", disse o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo e diretor da FIERGS, Raul Heller.

O juiz Osvaldo da Silva Stocker, que participa pela segunda vez do Conhecendo a Indústria, ficou satisfeito em ver que os padrões de produção das grandes e das pequenas empresas são semelhantes, o que nos permite adquirir aqui elementos para realizar os julgamentos. "Graças à outra visita da qual participei, pude entender melhor algumas questões que chegaram a mim. As próprias partes envolvidas, ao perceberem que o magistrado entende do tema em pauta, são mais fieis à realidade", comentou.

Para o empresário Celso Rodrigues, que recebeu os visitantes na empresa familiar Auto Peças Schuck, com cerca de 50 funcionários, a importância do programa está em mostrar a realidade difícil que as empresas enfrentam para cumprir todas as obrigações legais. "Hoje, o nosso maior investimento é o colaborador. Por isto, sempre digo que nas empresas familiares, não é preciso apenas CNPJ. É preciso DNA para não desistir diante dos grandes obstáculos que temos diante de nós", definiu, compartilhando a opinião com o diretor da Imac, Idmar Moraes, cuja empresa tem cerca de 70 funcionários. "O investimento é constante e a preocupação com a qualidade é fundamental para se manter no mercado. Tudo isto se reflete na nossa relação com os funcionários, que precisa ser saudável", defendeu.

Publicado sexta-feira, 15 de Outubro de 2010 - 0h00