Países do Mercosul criam fundo para financiar projetos

Os países do Mercosul contam com recursos de um fundo específico para promover projetos de infraestrutura, competitividade empresarial e desenvolvimento econômico e social. O embaixador Regis Percy Arslanian, representante do Brasil junto ao Bloco e à Associação Latino Americana de Integração (Aladi), abordou o tema na quarta-feira, durante reunião do Conselho de Infraestrutura da FIERGS. No encontro, o coordenador do Grupo Temático de Energia da entidade, Carlos Faria, destacou que o Rio Grande do Sul tem um papel estratégico na integração e pode se beneficiar com a iniciativa.

O embaixador explicou que o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) foi estabelecido em 2005 para financiar projetos de melhorias nas regiões menos desenvolvidas do Mercosul. Os governos do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai são os financiadores da iniciativa. Atualmente o Focem possui US$ 380 milhões para financiamento. "Boa parte dos recursos são liberados a fundo perdido (85%) e todo o trâmite é rápido e desburocatizado. Levamos menos de quatro meses para avaliar a proposta e concluir o repasse", salientou Arslanian.

Os projetos devem ser encaminhados por entidades públicas, como prefeituras, universidades e Estados. Entre as prioridades estão a construção, modernização e recuperação de vias de transporte modal e intermodal que otimizem o escoamento da produção e promovam a integração física entre os países do Mercosul; exploração, transporte e distribuição de combustíveis fósseis e biocombustíveis; geração de energia elétrica e outras matrizes; e obras de infraestrutura hídrica para contenção e adução de água bruta de saneamento ambiental e de macro drenagem. O embaixador também reforçou que a área de educação tem uma atenção especial e citou como exemplo o financiamento da biblioteca da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu.

Publicado sexta-feira, 15 de Outubro de 2010 - 0h00