Indicações geográficas são tema de seminário

A Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual promove no dia 28 de setembro o Seminário Empresarial de Indicação Geográfica, a partir das 9h, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 − prédio 96 J − 2º andar, Auditório Cepac do Tecnopuc). O evento tem como objetivo apresentar e discutir a utilização de indicações geográficas como diferenciais de competitividade e desenvolvimento regional, assim como estratégias de manutenção e associação de empresas. O presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Jorge Ávila, fará a primeira palestra "Indicações Geográficas: panorama atual e desenvolvimentos recentes".

A mesa-redonda Indicações geográficas como estratégia de desenvolvimento e aumento da competitividade terá a participação da integrante do Conselho Regulador da Tequila (México), Ana Paula Ramirez, da representante do Sebrae-RS, Hulda Giesbrecht, e de Marcelo Nichele, da Universidade de Caxias do Sul. O consultor da Focorural Consultoria, Fernando Schwancke, vai falar sobre "A construção de um processo de indicação geográfica para ser depositado no INPI e a contribuição de

um processo desta natureza na qualificação da produção".

À tarde a programação inicia com a representante do INPI, Maria Alice Calliari, que vai falar sobre "Aspectos legais da proteção através de indicações geográficas". Em seguida serão apresentados os cases do Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves (RS), por Aldemir Dadalt,da Aprovale; de Tequila do México, por Ana Paula Ramirez do Consejo Regulador del Tequila, e Litoral Norte Gaúcho/Denominação de Origem, por Clóvis Terra da Aproarroz. "O papel das associações de indicações geográficas" será a palestra de Ana Paula Ramirez, que ainda participa da Mesa Redonda "O futuro das Indicações geográficas como elemento de competitividade: desafios e oportunidades", juntamente com Maria Alice Calliari do INPI e Fernando Schwancke da Focorural Consultoria. Informações e inscrições: (51) 3347-8960 ou pelo www.ielrs.org.br/agenda.

Publicado quinta-feira, 16 de Setembro de 2010 - 0h00