Você está aqui

Sesi lança livro de receitas do Cozinha Brasil

O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou nesta quinta-feira (9) o livro Receitas do Sul do Programa Cozinha Brasil. A obra é resultado de trabalho feito nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, destacou que o objetivo do programa, iniciado em 2005, é informar e conscientizar sobre a importância dos alimentos para a saúde e o reaproveitamento alimentar, de forma que não haja nenhum tipo de desperdício. "Começou e se consolidou no Brasil. Hoje está também no Uruguai e Moçambique", lembrou. O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli, ressaltou que o Cozinha Brasil terá aulas transmitidas para todo o País, através do Canal Brasil.

O livro tem como base cinco alimentos comuns nos três Estados: maçã, abacate, soja, arroz e bergamota. Cada um conta com cinco receitas dentro dos princípios do Cozinha Brasil, aproveitamento integral do alimento, alto valor nutritivo, fácil acesso e baixo custo. "Foi um ano e meio de trabalho, com todas as receitas testadas pelos alunos", conta a coordenadora do Cozinha Brasil no Rio Grande do Sul, Rosângela Lengler. A publicação será distribuída entre os alunos do programa.

O Cozinha Brasil, por meio dos cursos, apresenta a melhor maneira de aproveitar os excedentes, como as cascas dos frutos que geralmente são jogadas no lixo. As receitas também apresentam alto valor nutritivo. Além disso, são repassados métodos para limpar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, noções de educação alimentar, microbiologia e elaboração de lista de compras evitando o desperdício e valorizando a renda.

Publicado quinta-feira, 9 de Setembro de 2010 - 0h00