Rio Grande se prepara para receber investimentos

A reunião do Comitê de Competitividade, Petróleo, Gás e Energia da FIERGS, realizada quarta-feira, na Câmara de Comércio de Rio Grande, levou às empresas que participam dos novos investimentos do Polo Naval uma mostra do que é o Sistema FIERGS. No encontro, além da apresentação de Sesi, Senai, IEL e Ciergs, o principal assunto foi o treinamento da mão de obra para os empreendimentos que estão se instalando no município. "O encontro teve o objetivo de aproximar as empresas do Sistema a fim de nos colocar à disposição para sermos facilitadores", disse o coordenador do Comitê, Marcos Coester. "O saldo, sem dúvida, foi muito positivo para todos".

Além de empresários integrantes do Comitê de Competitividade, também estiveram no encontro o prefeito Fábio Branco, representantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), do Sebrae/RS, do BNDES, da Universidade Federal do Rio Grande, do Senai-RS, do Sesi-RS e do IEL-RS. Após o evento, o Sebrae/RS realizou o Seminário Naval e Offshore, em parceria com a FIERGS e Refap.

Polo Naval - Abordar a cadeia produtiva de petróleo, gás e energia com informações sobre tendências de mercado, oportunidades de negócios e novos investimentos, tendo como foco o Polo Naval do Rio Grande, foi a temática do Seminário Naval e Offshore. O evento teve apoio da Superintendência do Porto e da prefeitura de Rio Grande, do governo do Estado, da Rede Petro, Onip, Prominp e Azonasul.

Segundo o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, Rio Grande se tornou um importante polo naval, com a retomada dos investimentos da Petrobras, que devem chegar a US$ 174,4 bilhões até 2013. Neste contexto, disse ser fundamental que as micro e pequenas empresas saibam como participar das oportunidades.

Marcos Coester alertou para a baixa participação do Estado como fornecedor da companhia. "Em bens, o Rio Grande do Sul é responsável por apenas 1,3% das compras realizadas pela Petrobras. Nas contratações de serviços, a participação fica em torno de 0,88%", alertou. Na sua avaliação, esses números precisam crescer e a FIERGS trabalha com esse objetivo.

Publicado quinta-feira, 22 de Julho de 2010 - 0h00