Vale do Rio Pardo debate comércio exterior

A quinta edição da reunião de interiorização do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIERGS, em Santa Cruz do Sul, nesta sexta-feira, contou com lideranças empresarias e políticas do Vale do Rio Pardo. Na pauta, o panorama do comércio global e demandas regionais no contexto do comércio exterior.

Santa Cruz do Sul foi escolhida para a reunião por ser o maior centro processador de tabaco em folha do mundo.

Em 2009, o município exportou US$ 1,18 bilhão e respondeu por 7,75% das exportações do Estado. Antes da reunião de trabalho, na sede da Associação Comercial e Industrial, a comitiva da FIERGS pode conhecer detalhes da produção fumageira, em visita à fábrica da Universal Leaf de Tabacos. "Este tipo de atividade é muito importante para que possamos conhecer a realidade dos setores de nossa economia e encontrarmos maneiras de auxíliá-los no ácesso ao mercado externo", comentou chefe da representação do Ministério de Relações Exteriores no RS, Cláudio Lyra.

As exportadoras sofrem há anos com a retenção de créditos de ICMS. "A balança comercial do município fechou em 2009 com saldo de cerca de US$ 1 bilhão. Se tivéssemos a questão tributária equacionada, poderiam ser US$ 2 bilhões ou até US$ 3 bilhões" ressaltou o presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul, Iro Schünke.

Na reunião de trabalho, as demandas da região na área foram apresentadas. "Pelo volume financeiro das transações, podemos ter no Vale do Rio Pardo uma Estação Aduaneira Interior, além da questão logística, pois somos dependentes apenas do modal rodoviário. Nos faz falta mais uma alternativa", resumiu o vice presidente regional do CIERGS, Flávio Haas.

O coordenador do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIERGS, Cezar Müller, gostou do resultado do trabalho. "É o papel da FIERGS. Temos que ir ao interior para ouvir as necessidades das indústrias gaúchas e auxiliá-las", comentou.

Publicado sexta-feira, 16 de Julho de 2010 - 0h00