Inteligência Comercial apoia a inserção internacional

Uma centena de empresas gaúchas voltadas ao Comércio Exterior participou nesta quarta-feira (19), na sede da FIERGS, do workshop Inteligência Comercial como Ferramenta de Acesso ao Mercado Internacional. O objetivo do encontro foi orientá-las na busca de maior competitividade na inserção de seus produtos em outros países. A promoção foi da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS).

Na abertura do workshop, o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, destacou que este tipo de iniciativa é muito importante para que as empresas conheçam as oportunidades e o trabalho feito pela Federação das Indústrias voltado ao comércio exterior. "É uma ferramenta para levar a indústria a um mundo mais competitivo", disse.

O consultor Fernando do Carmo Fernandes e o analista de pesquisas Marcelo Motta foram os palestrantes. O primeiro, do Instituto Sagres, de Brasília, que desenvolve estratégias para os setores público e privado, abordou o tema Inteligência: Prospectando Oportunidades, enquanto o segundo, do escritório de São Paulo da Consultoria Euromonitor International, que realiza pesquisas em 80 países, falou sobre Perspectivas Econômicas e de Consumo 2010. "A única forma de ter sucesso economicamente é ser mais bem informado do que seu concorrente", afirmou Fernandes, salientando ainda que uma das maneiras de a empresa se manter competitiva é estar pronta para ameaças endógenas, como, por exemplo, a deficiência de estrutura da própria organização; ou exógenas, como as crises econômicas.

Para Motta, o comportamento do consumidor mundial foi alterado após a crise financeira internacional iniciada em 2008. "Não mudou o que ele compra, mas onde ele compra", destacou o analista de pesquisas. Na área de alimentos e bebidas, revelou, cada vez ganham mais mercado os chamados discounters, as lojas e supermercados que oferecem entre 40% e 50% de marcas próprias. Motta enfatizou, porém, que o consumo global vai mal, e que nos países desenvolvidos a recuperação ao nível de 2007 não virá antes de 2014. O mesmo ocorre com o mercado de trabalho. Em 2009, foram 239 milhões de desempregados no mundo, número equivalente à população da Indonésia.

O crescimento econômico de países emergentes, como Brasil, Índia e China, ainda é insuficiente para substituir os efeitos negativos da queda de consumo dos norte-americanos. "Um ponto percentual de perda da população dos Estados Unidos significa menos US$ 98 bilhões em consumo", observou. A participação deste país no gasto global em 2009 foi de 30%.

O workshop fez parte do Apoio a Projetos Específicos de Internacionalização de PME e Grupos de PME Brasileiras − FIERGS, com gestão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e co-financiado pela Comissão Europeia. Empresas interessadas no Serviço de Inteligência Comercial da FIERGS poderão fazer contato pelo telefone (51) 3347-8675 ou email cin@fiergs.org.br.

Publicado quarta-feira, 19 de Maio de 2010 - 0h00