Confiança do empresário industrial atinge novo recorde

O aumento da confiança entre as grandes empresas foi o principal responsável pelo novo recorde do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado nesta quinta-feira (6), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O ICEI-RS de abril registrou 69 pontos, um ponto acima ao de março.

"Esse otimismo confirma o atual momento de forte recuperação da indústria gaúcha, impulsionado pelo mercado interno. Esse processo deve ter continuidade nos próximos meses, com perspectivas favoráveis para os investimentos e a geração de empregos no setor", avaliou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O ICEI é obtido a partir de uma média dos indicadores sobre a situação atual e as expectativas para os próximos seis meses. Os valores ficam no intervalo entre 0 e 100 pontos e, abaixo de 50, indicam pessimismo. O índice de condições atuais registrou 64 pontos, o que demonstra uma avaliação positiva em relação aos negócios por parte dos entrevistados. A opinião dos industriais sobre o atual cenário da economia brasileira registrou 64,2 pontos. Para a economia do Estado, chegou a 63,2 pontos.

O índice que mede as expectativas para os próximos seis meses alcançou 71 pontos, permanecendo inalterado pelo quarto levantamento consecutivo. A maioria dos entrevistados se mostra confiante em relação ao futuro da economia brasileira (67 pontos). Também é positiva a expectativa dos industriais para a economia gaúcha (66 pontos) e para o desempenho de suas empresas (72 pontos).

A pesquisa ouviu 130 empresas gaúchas (53 pequenas, 51 médias e 26 grandes), entre os dias 5 e 19 de abril.

Publicado quinta-feira, 6 de Maio de 2010 - 0h00