Empresas conhecem detalhes do acordo comercial entre Mercosul e Índia

Uma reunião nesta terça-feira (dia 2) trouxe à FIERGS representantes de diferentes setores industriais do Rio Grande do Sul interessados em conhecer detalhes do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Índia. O objetivo do encontro foi explicar aos participantes detalhes sobre o país asiático e prepará-los para o posicionamento em relação às negociações.

O processo de negociação é complexo, porém extremamente ágil. Os pontos de interesse dos setores industriais gaúchos serão levados pela FIERGS à Confederação Nacional da Indústria (CNI), que então repassará ao governo federal, que se posicionará em relação ao Mercosul, para que então seja feita a troca de listas entre o bloco econômico e o governo indiano. "A reunião entre os dois países acontece em primeiro de abril, por isto temos que ter agilidade", comentou o coordenador do encontro e do grupo temático de negociações internacionais do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIERGS, Frederico Behrends.

Já existe um Acordo de Comércio Preferencial Mercosul − Índia, vigente desde 1º de junho de 2009, mas inclui apenas 452 linhas tarifárias. A intenção é aumentar esta listagem e também as margens sobre as alíquotas, até porque a Índia é um mercado estratégico aos países do Mercosul, com 1,16 bilhão de habitantes e PIB de US$ 3,548 trilhões.

SGPC −Durante o encontro também foi abordado o Sistema Geral de Preferências Comerciais (SGPC), criado em 1989 para promover o comércio entre os países em desenvolvimento. A consulta segue em aberto para o posicionamento do setor privado até maio de 2010 e a conclusão do acordo está prevista para setembro de 2010.

Publicado Terça-feira, 2 de Março de 2010 - 0h00