Ministro de Ciência e Tecnologia recebe pedido para novo edital do InovaRS

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Paulo Tigre, apresentou na sexta-feira, dia 5, ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, um pleito para o lançamento de novo edital do InovaRS, projeto que financia a inovação tecnológica em micro e pequenas empresas. O valor do investimento previsto é de R$ 20 milhões.

O tema foi encaminhado durante a cerimônia de inauguração da empresa Ceitec, em Porto Alegre, onde os dirigentes do Sebrae/RS se reuniram com o ministro Rezende. Também esteve presente ao encontro o coordenador da bancada federal gaúcha, deputado Beto Albuquerque. O segundo edital do InovaRS deverá ser aberto até o mês de abril, segundo previsão do superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes. Do total que deverá ser liberado, R$ 15 milhões devem vir da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, órgão do MCT, e R$ 5 milhões de instituições gaúchas, entre as quais Sebrae e FIERGS.

Paulo Tigre também apresentou ao ministro Sergio Rezende um resumo das ações do InovaRS até agora, resultado do primeiro edital, lançado no Estado em 2009. O volume de demanda, na ocasião, superou as estimativas, chegando a 491 propostas. Após a avaliação dos projetos das empresas gaúchas, 45 foram contratadas, de 16 setores. Os recursos aportados na primeira etapa somam R$ 15,06 milhões, dos quais R$ 6,4 milhões foram repassados às empresas até o momento.

Segundo Marcelo Lopes, um novo edital na modalidade subvenção econômica direta viria atender a demanda reprimida, "já que foram contempladas com os recursos financeiros disponíveis menos de 10% das empresas participantes". O Sebrae/RS foi o primeiro, da rede nacional, a operar esta linha que disponibiliza recursos não-reembolsáveis para as MPEs investirem em projetos de inovação tecnológica.

Publicado sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2010 - 0h00