Petrobras busca fornecedores no Rio Grande do Sul

Entre a quarta-feira e a sexta-feira, a sede da FIERGS transformou-se em posto de atendimento ao cadastro da Petrobras. O evento foi promovido pela própria companhia petrolífera em parceria com o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos. Cento e dezessete fornecedores ou com potencial para prestação de serviços ou vendas à multinacional participaram das reuniões.

A inserção no cadastro corporativo da Petrobras é a maneira mais barata e eficiente que as indústrias dispõem para oferecer seus serviços e produtos à companhia, pois é a partir desta listagem, que hoje conta com oito mil nomes, que serão selecionados os fornecedores. O cadastro junto à petrolífera é feito em duas fases: na primeira, é realizada a identificação da empresa e na segunda são apresentados os detalhes técnicos. "Não é assim tão simples, mas é compensatório. Na segunda fase, são avaliados itens econômicos, gerenciais, legais, técnicos, de segurança, meio ambiente e saúde da empresa", explica o coordenador do Cadastro Corporativo de Bens e Serviços da Petrobras, Clóvis Francisco de Paula Filho.

Este foi o primeiro grande evento do gênero no Rio Grande do Sul e o comprometimento das empresas gaúchas surpreendeu até os técnicos da companhia. Das 81 empresas inscritas para a primeira fase do cadastro, houve apenas uma abstenção. À segunda etapa, das 36 previstas, também houve apenas uma desistência.

Planejamento Estratégico − Paralelamente ao evento, também aconteceu a reunião de planejamento estratégico do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS. Durante dois dias, representantes das principais indústrias e entidades envolvidas se reuniram para tratar do tema. Ações como a democratização das informações, realização de cursos de engenharia e negócios e a atuação integrada de empresas dos setores metal-mecânico, eletroeletrônico, TI, serviços e do polo naval estão entre os focos do comitê. "Fica claro que há um grande comprometimento de empresas altamente qualificadas. Isto certamente vai facilitar a execução de um plano de trabalho consistente para 2010", definiu o coordenador do comitê e diretor do CIERGS, Marcus Coester.

Publicado sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010 - 0h00