Você está aqui

Mostra apresenta trabalhos da Rede Empreender Mirim do Sesi

Os trabalhos de 450 alunos apresentados na tarde desta terça-feira (27) durante a Mostra da Rede Empreender Mirim do Sesi emocionaram o público. "É assim que realizamos coisas. É assim que podemos avançar", disse o superintende regional do Sesi-RS, Edison Lisboa, ao abrir o evento. A Rede Empreender Mirim busca dar oportunidade para crianças e adolescentes (de 10 a 14 anos) desenvolverem comportamentos e atitudes empreendedoras com potencial criativo e inovador, por meio de atividades vivenciais, visando a sua interação de forma pró-ativa na sociedade contemporânea. Os participantes são filhos de trabalhadores da indústria e comunidade. "Este trabalho propicia o desenvolvimento da autonomia e as percepções de si mesmo e do mundo. Nos torna mais críticos e exigentes", lembrou Lisboa, que destacou a importância de trabalhar em equipe, "com cooperação e solidariedade". "Aqui, estamos dando passos para o empreendedorismo e a inovação, que será a garantia do desenvolvimento do Estado e do País", salientou ele.

O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, afirmou que a mostra é uma extraordinária colaboração da indústria para a sociedade. "O conhecimento é dado em sala de aula e ele se torna útil quando se pode proporcionar às crianças atividades como esta", declarou. Conforme o secretário é assim que ajudamos a construir a sociedade do futuro. A Mostra Estadual é composta de exposição de trabalhos, banners e apresentação das turmas de Porto Alegre, Esteio, Campo Bom, Parobé, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Ijuí, Charqueadas e Cachoeirinha.

Antes da apresentação de cada turma, duas mães e um aluno deram seus depoimentos. Maria Alice de Oliveira, mãe de Luiz Fernando Oliveira, portador de Síndrome de Down, destacou o carinho das pessoas que integram o projeto em Campo Bom, onde seu filho participa. A mãe de Leonardo e Lucas, Jacy da Silveira, disse que além dos jovens estarem em um projeto importante, é uma segurança para os pais saberem com quem e onde seus filhos estão. Mateus Barros, de 14 anos, resumiu assim: "aproveitei todas as aulas e gostei muito".

A Rede Empreender Mirim é desenvolvida pelo Sesi-RS e conta com a parceria do IEL-RS, Senai-RS, Feevale, Valetec, Prefeitura de Campo Bom e Santander Cultural.

Publicado Terça-feira, 27 de Outubro de 2009 - 0h00