FIERGS realiza seminário sobre inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho

Mostrar as potencialidades profissionais das pessoas com algum tipo de deficiência é a pauta do II Seminário do Programa Incluir, promovido pelo Sistema FIERGS. O evento ocorrerá no dia 8 de outubro de 2009, das 8h30min às 17h30min, na sede da entidade, em Porto Alegre, e as inscrições são gratuitas. A iniciativa é voltada para representantes de empresas, profissionais de Recursos Humanos e de instituições que atendem pessoas com deficiência.

Estão programadas palestras com dois profissionais que superaram as suas limitações e conquistaram um lugar de destaque no mercado de trabalho e na comunidade. Também haverá apresentação de empresas sobre a experiência na contratação de pessoas com deficiência.

As inscrições para o II Seminário são gratuitas e já estão abertas. Os interessados deverão inscrever-se previamente através do e-mail sesirs@sesirs.org.br e informações no telefone 0800 51 8555. As vagas são limitadas.

OS PALESTRANTES

Ademar Matheus Santiago, 57 anos − Formado em Administração de Empresas, o paulistano Santiago perdeu totalmente a visão aos 46 anos. Depois disso, estudou braile, informática e teatro amador. Hoje é escritor, com livros publicados, e membro do Conselho Municipal de Itajobi (SP) e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência em Catanduva (SP). Santiago ministra palestras motivacionais em empresas, universidades e escolas sobre o tema "A arte de superar desafios", cujo objetivo é mostrar às pessoas, com ou sem deficiência, que limitações físicas não impedem a realização profissional e pessoal.

Steven Dubner, de 47 anos − Professor de Educação Física e coordenador da Associação Desportivo para Deficientes (ADD), Dubner tem inúmeras especializações em esportes para as pessoas portadoras de deficiência, realizadas no Brasil e nos Estados Unidos. Foi técnico da seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas, atuou no Comitê Paraolímpico Brasileiro e participou de diversas Paraolimpíadas. O tema da palestra, em Porto Alegre, será "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez", considerada por empresários de grandes corporações e líderes de Recursos Humanos como uma das 10 melhores do País. Dubner traça um paralelo entre o esporte adaptado para deficientes físicos e o desafio dos negócios, estratégia, gerenciamento de dificuldades, superação e trabalho em equipe.

Publicado Terça-feira, 22 de Setembro de 2009 - 0h00