Atividade Industrial do RS tem maior queda em 17 anos

Resultado do primeiro quadrimestre foi divulgado pela FIERGS

Abalada pela crise mundial, a indústria gaúcha intensificou a sua trajetória de retração dos últimos meses e registrou queda de 14,6% no primeiro quadrimestre de 2009, em comparação com o mesmo período de 2008. Foi o maior recuo já registrado em 17 anos da pesquisa. "Boa parte dos resultados negativos vividos atualmente são resíduos do pior momento da crise. Nesse cenário, as empresas exportadoras são as mais afetadas", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, nesta segunda-feira (1º), ao divulgar o Índice de Desempenho Industrial do RS (IDI-RS), destacando que a atividade dos exportadores retrocedeu 22,6% no período.

De acordo com o industrial, a grande intensidade das perdas e a sua disseminação entre a maioria dos setores pesquisados continuam sendo as características predominantes. De 17 diferentes atividades industriais analisadas no quadrimestre, 16 apontaram queda. As maiores perdas foram em Metalurgia Básica (-26,3%), Fumo (-25,5%), Produtos de Metal (-25,9%), Químicos (-22,4%), Máquinas e Equipamentos (-21,8%), Couros e Calçados (-8,1%) e Alimentos e Bebidas (-7,1%). Apenas a área Têxtil obteve elevação de 1,4%.

Todas as variáveis analisadas registraram retração expressiva no acumulado do ano. Aquelas que se referem à atividade produtiva foram as mais afetadas: faturamento (-17%), compras (-31,5%), horas trabalhadas na produção (-13,3%) e utilização da capacidade instalada (-9,7%). "O recuo das compras e da utilização da capacidade instalada indicam a continuidade do baixo nível de produção industrial e o adiamento de investimentos no início do segundo semestre", avalia o presidente da FIERGS, destacando que o faturamento de 70% das indústrias desabou.

A desaceleração na indústria também atingiu o mercado de trabalho. Os indicadores que apontam seu comportamento mostraram quedas. A massa salarial e o emprego caíram 6,7% e 4,9%, respectivamente. Os números apontam uma redução de 32 mil pessoas a menos empregadas na indústria gaúcha no acumulado do ano. Os segmentos que mais fecharam vagas no período foram Fumo (-26,9%), Metalurgia Básica (11,7%), Couro e Calçados (-10,9%) e Máquinas e Equipamentos (-9,7%). "A diminuição da massa de salários deve impactar diretamente na circulação de renda nas cidades mais industrializadas", salienta Tigre.

Quando analisado apenas o mês de abril, a atividade industrial desacelerou -15,5%, ante o mesmo período de 2008. A queda acentuada refletiu também a redução de um útil a menos no mês. A utilização da capacidade instalada alcançou 78,1%, uma perda de 10,8%. Em relação a março, o IDI-RS retrocedeu 1,2%.

Publicado segunda-feira, 1 de Junho de 2009 - 0h00