FIERGS e ABDI oferecem curso de elaboração de projetos

Com o objetivo de ampliar o acesso aos aportes financeiros destinados à inovação será realizada em Porto Alegre, no dia 15 de maio, às 14h, a 20º edição do curso de elaboração de projetos para obtenção de recursos, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do seu Conselho da Pequena e Microindústria, e a Sociedade Brasileira Pró-Inovação (Protec).

A capacitação, que abrange 14 Estados, faz parte das ações da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), projeto da ABDI, que tem como um dos objetivos disseminar os instrumentos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

A dificuldade do empresariado brasileiro em obter recursos destinados à inovação foi identificada nos seminários de sensibilização da PDP, realizados em 24 Estados. Para ter acesso às verbas disponíveis para financiamentos é preciso apresentar projetos bem estruturados pelas empresas solicitantes.

O curso foi elaborado de forma a apoiar o empresário na obtenção de recursos que propiciarão competitividade ao seus negócios por meio da inovação. A capacitação fornece a oportunidade de tirar dúvidas sobre editais de subvenção econômica, como o da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e auxilia na elaboração de projetos que atendam os critérios de seleção das instituições ofertantes de recursos.

Os treinamentos serão fornecidos pela Protec, contratada pela ABDI para ministrar os cursos. A duração é de seis horas e o palestrante é Joel Weisz, mestre em Engenharia de Produção pela New York University, com MBA Executivo da Coppead-UFRJ e autor do manual Mecanismos de Apoio à Inovação Tecnológica.

Para participar da capacitação, é necessário que as empresas com perfil inovador entrem em contato com as instituições locais que apóiam o evento. Para mais informações, os interessados podem acessar www.abdi.com.br ou www.protec.org.br.

Publicado quinta-feira, 14 de Maio de 2009 - 0h00