Instituto Euvaldo Lodi completa 40 anos

O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançaram, na terça-feira, em Brasília, o selo personalizado e o carimbo comemorativo aos 40 anos de criação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O selo é composto por duas partes: na primeira, é ilustrada com a bandeira do Brasil e o ipê amarelo, que simbolizam a democracia e a flora brasileira; na segunda, o selo apresenta a logomarca do IEL, combinada com a expressão 40 anos, sobre fundo azul. A cerimônia contou com as presenças dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, e da Federação das Indústrias do rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre.

O nome do IEL, segundo Monteiro Neto, é uma justa homenagem ao industrial Euvaldo Lodi. "Ao identificar a vinculação entre educação e indústria como base para o desenvolvimento do setor produtivo e do País, ele tornou-se forte defensor do processo de formação profissional e aprimoramento técnico dos trabalhadores", destacou. "Hoje, educação é tema central da agenda do Brasil e um dos focos do Mapa Estratégico da Indústria, documento idealizado pela CNI e que reflete a visão de futuro no horizonte de 2007 a 2015."

De acordo com Monteiro Neto, o IEL foi criado em um período de grandes transformações no Brasil e no mundo. "O final da década de 60 e início da década de 70 foram marcados por mudanças que influíram nos rumos da sociedade, tais como o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, crise internacional do petróleo e expansão e fortalecimento da indústria brasileira", afirmou.

Ele afirmou ainda que o IEL é um agente de mudanças para que a indústria enfrente melhor os desafios do presente. "Não basta apenas capacitar os trabalhadores, é preciso também capacitar os empresários, de todos os portes, de todos os setores e regiões do País. Essa é uma missão nobre para a qual o IEL se dedicará com afinco", ressaltou.

Publicado quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009 - 0h00