Você está aqui

FIERGS recebeu delegação holandesa

Encontro avaliou propostas para infra-estrutura

A FIERGS, por meio do Conselho de Infra-estrutura (Coinfra), recebeu uma comitiva da Holanda para tratar de questões que afetam o transporte hidroviário no Rio Grande do Sul. Como extensão de parcerias já firmadas entre o governo Estadual e aquele país, o diretor administrativo da Associação de Portos de Amsterdam (Amports), Wim Ruijgh; e o gerente de projetos da NEA, Henricus Wilhelmus de Leijer, ouviram sugestões de empresários gaúchos que utilizam esse meio de transporte no sistema de logística.

No início de dezembro, técnicos holandeses irão desenvolver um estudo com foco nas condições atuais do sistema hidroviário do Estado. Para Wim Ruijgh, "o intermodal será incluído, mas o sistema hidroviário, enfatizado como solução. Os resultados permitirão desenvolver alternativas para potencializar o transporte de cargas", disse. O ponto de partida será uma análise do tipo de carga, os locais de destino e de origem e de qual forma ela é conduzida. Serão destacadas questões políticas, estruturais e a legislação, uma das principais preocupações dos empresários.

O resultado da pesquisa resultará em um relatório inicial no final do ano. O documento completo, contendo as sugestões de projetos, será apresentado em março de 2009, durante solenidade com a presença do ministro dos Transportes da Holanda.

Publicado sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 - 0h00