Lula inaugura P-53 no RS e fala da crise americana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou nesta quinta-feira (18), em Rio Grande, a plataforma P-53 e destacou a sua importância para o desenvolvimento do País. "Há cerca de cinco anos, ninguém imaginava que fosse possível construir um projeto desse porte", comentou. Incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o trabalho de construção gerou cerca de 4,5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

Mais que uma nova unidade de produção de petróleo e gás, a P-53 marca uma conquista da indústria naval brasileira. "Conseguimos superar o que nós preconizamos quando decidimos fazer a plataforma no Brasil. E a partir desta poderemos fazer muito mais. Rio Grande será um grande pólo da indústria naval brasileira", afirmou o presidente Lula na cerimônia. A Petrobras também irá construir oito cascos na cidade gaúcha, com previsão de entrega até 2016. A cada 31 meses será concluído um novo casco, gerando cerca de 2,5 mil empregos permanentes por obra.

No seu discurso, Lula destacou ainda a crise no mercado financeiro dos Estados Unidos, que gerou turbulência em todo o mundo nos últimos dias. Ele admitiu que uma recessão americana pode atingir o País, mas garantiu que as conseqüências serão pequenas. "Eu perguntaria aos nossos queridos empresários, ao Tigre, aqui, o nosso presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Se fosse há oito anos, como é que estaria o Brasil nessa crise americana? Certamente nós já teríamos quebrado", disse Lula.

O evento contou ainda com as presenças da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.

Publicado quinta-feira, 18 de Setembro de 2008 - 0h00