Paulo Tigre debate a "nova economia" em Passo Fundo e Erechim

Industriais, empresários, políticos e representantes de entidades e associações comerciais das regiões da Produção e do Alto Uruguai mantiveram encontros com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, na segunda-feira (18). Em reunião-almoço da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo (Acisa), Tigre abordou "A Nova Economia Gaúcha e a Política Industrial do Brasil". Na seqüência, o debate ocorreu na Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim.

Nas duas ocasiões, Paulo Tigre destacou a importância de a indústria do Rio Grande do Sul buscar novos caminhos em sua economia, passando a investir também em setores que normalmente não domina. O presidente da FIERGS citou, por exemplo, como possibilidades concretas no Estado o pólo naval, o biodiesel, a nanotecnologia, a energia nuclear, a celulose e, até, material de defesa. Somando-se aos setores da economia tradicionais, como metal-mecânico, coureiro-calçadista e agronegócio, entre outros. "Temos de estar atentos e nos encaixar nestas novas cadeias da indústria", observou. Conforme a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, lembrou Tigre, 75% dos soldados brasileiros desfilarão no dia 7 de setembro com fardas produzidas na China.

Até por isso, o industrial salientou a importância de os empresários gaúchos participarem de feiras e missões internacionais que o Sistema FIERGS organiza para o exterior, onde ocorrem visitas técnicas e encontros de negócios com parceiros de outros países.

"Gestão, tecnologia e dinheiro", segundo o presidente da FIERGS, são os três pilares principais que movem uma empresa. "O empresário tem de aprender a desenvolver gestão e trocar conhecimento", disse.

Paulo Tigre visitou ainda a empresa BSBios, de Passo Fundo, do vice-presidente regional do CIERGS, Antônio Roso. Também estiveram presentes aos encontros os diretores da FIERGS Jandir Cantele e Dirceu Pezzin, o diretor do CIERGS Renato Miranda, Jairo Zandoná, do Conselho Fiscal do CIERGS, Edison Lisboa, superintendente regional do Sesi-RS e José Zortéa, diretor regional do Senai-RS.

Publicado Terça-feira, 19 de Agosto de 2008 - 0h00